InícioEconomiaJapão: Busca por investidor de varejo faz desdobramentos de ações atingirem máxima...

Japão: Busca por investidor de varejo faz desdobramentos de ações atingirem máxima em 12 anos | Finanças

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Os desdobramentos de ações no Japão atingiram um nível nunca visto em mais de uma década, com as empresas listadas ampliando sua rede de investidores em um mercado em alta.

Os 121 desdobramentos de ações anunciados de abril a segunda-feira representam um aumento de aproximadamente 20% e a maior contagem em 12 anos, mostra pesquisa do “Nikkei Asia”.

As ações japonesas são compradas em lotes de 100 ações, tornando a participação no mercado cara, especialmente para investidores de varejo. Os desdobramentos de ações têm o efeito de reduzir a barreira de entrada.

Embora o Índice “Nikkei Asia” de Ações esteja em nível recorde, o investimento mínimo médio para ações listadas era de aproximadamente 200 mil ienes (US$ 1.340) na segunda-feira. Isso é cerca de 40 mil ienes mais barato do que há uma década.

Nos últimos meses, muitas empresas dependentes da demanda doméstica, como varejistas e operadores de restaurantes, anunciaram desdobramentos de ações com investimentos mínimos de mais de 500 mil ienes.

A Nitori Holdings, vendedora de móveis, planeja um desdobramento de ações de cinco por um em 1º de outubro, marcando seu primeiro desdobramento em mais de 11 anos. O investimento mínimo da Nitori era de cerca de 1,3 milhão de ienes no momento do anúncio.

A Pan Pacific International Holdings (PPIH), controladora da rede de descontos Don Quijote, também embarcará em um desdobramento de cinco por um no início de outubro. O preço das ações da PPIH atingiu um recorde histórico este ano, e o investimento mínimo foi de mais de 500 mil ienes.

“Espera-se que o novo programa de contas-poupança individuais do governo [Nisa] e a inflação impulsionem o crescimento do investimento no varejo, em vez da poupança”, disse o presidente da PPIH, Naoki Yoshida. O Japão atualizou no ano passado o programa Nisa, que isento de impostos, para além da poupança tradicional.

“Um aumento no número de acionistas também pode ajudar a reduzir a volatilidade do preço das ações”, acrescentou Yoshida.

Essa urgência em atrair acionistas de varejo fiéis ocorre à medida que as empresas se desfazem de participações cruzadas, que tinham uma base de investidores estável e tranquila. Deixar as ações subavaliadas elevava o riscos de expor a empresa a uma aquisição hostil.

Um desses casos foi a tentativa da operadora canadense de lojas de conveniência Alimentation Couche-Tard de adquirir a japonesa Seven & i Holdings. A proposta acabou não tendo sucesso.

As empresas também estão oferecendo mais incentivos aos investidores institucionais de varejo. Quando a Aeon, a maior operadora de supermercados do Japão, anunciou uma cisão em junho, a empresa mudou sua política para que mesmo aqueles com participações menores pudessem participar de um programa de pontos de recompensa e cashback.

“Em setores de contato direto com o cliente, como o varejo, ter consumidores como acionistas tende a ser um motivador para a melhoria do valor corporativo”, disse Takahiro Kazahaya, da UBS Securities Japan.

Desdobramentos de ações também eram comuns entre empresas com níveis mínimos de investimento relativamente baixos. Mais de 60% das empresas que anunciaram desdobramentos tinham valores inferiores a 500 mil ienes, com base no preço de fechamento das ações no dia do anúncio.

As regras de listagem da Bolsa de Valores de Tóquio determinam que as empresas devem se esforçar ao máximo para manter os valores mínimos de investimento abaixo de 500 mil ienes, mas em abril a bolsa recomendou que elas buscassem atingir cerca de 100 mil ienes.

A fornecedora de materiais de construção Takashima & Co. realizará um desdobramento de ações dois por um em 1º de outubro. A empresa reduziu seu valor mínimo de investimento para menos de 500 mil ienes após um desdobramento de ações anterior, mas o diretor Takahisa Tokumoto afirmou que é importante ter um preço de ação acessível a investidores individuais.

Embora os desdobramentos de ações estejam em alta, o ponto de entrada para investimentos em empresas japonesas listadas ainda é alto para os padrões internacionais. As bolsas americanas e europeias permitem que os investidores comprem ações individuais. Uma ação da Nvidia, por exemplo, custa apenas cerca de US$ 175, ou cerca de 26 mil ienes.

Por outro lado, mais acionistas significam custos mais altos para o relacionamento com eles. As empresas listadas enviam cerca de 220 milhões de avisos aos acionistas a cada ano, a um custo de postagem de cerca de 30,7 bilhões de ienes, de acordo com a Bolsa de Valores de Tóquio.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Republicanos articula compensação para liberar Tarcísio ao PL

A articulação política para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixe...

Ex-presidente da França é condenado por associação criminosa

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy foi condenado nesta quinta-feira (25) a cumprir cinco...

Boeing entrega primeira aeronave para cliente na China desde início de guerra comercial com EUA | Empresas

A Boeing entregou na quarta-feira (24) o primeiro de dois cargueiros 777...

Câmara tira saúde e educação do limite do arcabouço fiscal

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (24) um projeto de lei que retira...

MAIS NOTÍCAS

Republicanos articula compensação para liberar Tarcísio ao PL

A articulação política para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixe...

Ex-presidente da França é condenado por associação criminosa

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy foi condenado nesta quinta-feira (25) a cumprir cinco...

Boeing entrega primeira aeronave para cliente na China desde início de guerra comercial com EUA | Empresas

A Boeing entregou na quarta-feira (24) o primeiro de dois cargueiros 777...
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?