Início Mundo Irã ameaça bombardear bases dos EUA e aliados no Oriente Médio

Irã ameaça bombardear bases dos EUA e aliados no Oriente Médio

O ministro da Defesa do Irã, o general de brigada Aziz Nafizardeh, afirmou nesta quarta-feira (14) que seu país atacará bases americanas na região caso os EUA lancem uma ofensiva contra a nação persa.

“O Irã atacará bases americanas se for atacado”, enfatizou o titular da Defesa iraniano, de acordo com a agência de notícias local Mehr.

O líder militar detalhou que “todas as bases dos EUA e as bases militares de outros países da região que ajudarem os EUA em ataques contra solo iraniano serão consideradas alvos legítimos”.

“A resposta iraniana será dolorosa para os inimigos”, acrescentou.

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou em várias ocasiões o regime iraniano com o lançamento de um ataque contra o país para defender os milhares de manifestantes que saem às ruas há duas semanas em protestos por toda a república islâmica, nos quais morreram milhares de civis, segundo fontes oficiais do regime e observadores de direitos humanos.

Trump atacou em junho do ano passado instalações nucleares no Irã em uma ofensiva que, segundo os iranianos, matou mais de mil pessoas, a maioria civis, uma ação que Teerã respondeu com um ataque a uma base dos EUA no vizinho Catar, sem grandes consequências.

Conheça bases militares do EUA no Oriente Médio

A principal base aérea dos EUA na região é a de Al Udeid, no Catar, que foi alvo do ataque iraniano no ano passado. Ela é considerada o quartel-general avançado do Comando Central dos EUA (Centcom).

O local concentra o maior número de militares americanos em todo o Oriente Médio, cerca de 10 mil soldados.

Washington possui ainda uma base no Bahrein, onde está localizado o quartel-general da Quinta Frota da Marinha americana; no Curdistão iraquiano, as bases de Al Asad e Erbil, que integram a coalizão contra o Estado Islâmico na região; no Kuwait, onde funciona um dos principais centros logísticos dos EUA no Oriente Médio – a base aérea Ali al-Salem e o acampamento Arifjan concentram, juntos, aproximadamente 13,5 mil militares.

Para operações que envolvem a inteligência, os EUA concentram suas atividades nos Emirados Árabes Unidos, na base aérea de Al Dhafra.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile