A Intel colocou a tecnologia de fabricação de chips mais avançada do mundo em produção em massa nos Estados Unidos, anunciou a empresa na quinta-feira, um marco importante na busca da empresa americana por retomar seu prestígio.
As mais recentes unidades centrais de processamento (CPU) da Intel para laptops e robótica, codinome Panther Lake, foram projetadas para todos os segmentos de laptops com inteligência artificial e outros dispositivos de ponta, bem como aplicações industriais e robôs humanoides, com entregas de chips programadas para começar no último trimestre de 2025. Os produtos que adotam esses chips mais avançados devem estar disponíveis no próximo ano.
“Agora, nossa F52 [fábrica de chips] aqui está totalmente operacional. Iniciamos a produção em 18A em alto volume”, disse Kevin O’Buckley, vice-presidente sênior da Intel e chefe de serviços de fundição, a repórteres e analistas no evento Intel Tech Tour, em Chandler. “É a tecnologia de semicondutores mais avançada em produção hoje no planeta Terra e está acontecendo aqui no Arizona.”
O Panther Lake é o primeiro chip a utilizar tecnologia de fabricação de chips no nível angstrom, fabricado com a tecnologia interna de ponta da Intel, a 18A, abreviação de 18 angstroms, ou 1,8 nanômetro.
Jim Johnson, vice-presidente sênior da Intel e chefe do grupo de computação para clientes, disse a repórteres que o mais recente chipset Panther Lake deverá suportar a mais ampla gama de usuários de PCs com inteligência artificial até o momento, de gamers a criadores e empresas.
“Há um novo desenvolvimento na computação de ponta por causa da inteligência artificial. Os clientes que atendemos agora querem nosso processador mais novo”, disse ele, enquanto os fabricantes de dispositivos de ponta no passado geralmente queriam “um processador de uma geração mais antiga, porque seu ciclo de desenvolvimento é mais longo do que o de PCs com inteligência artificial”.
O anúncio da Intel sobre a produção em massa de chips 18A pode ajudar a empresa a recuperar sua liderança na fabricação de chips. A Panther Lake utiliza a tecnologia PowerVia, uma abordagem pioneira no setor que fornece energia a partir da parte traseira do wafer do chip para melhorar a eficiência e permitir um melhor roteamento de sinal para um desempenho computacional aprimorado.
A Intel opera no Arizona desde 1979 e hoje o estado abriga seu centro de fabricação mais avançado. A construção da Fab 52, uma instalação dedicada à produção de chips 18A, começou em 2021 no campus da Intel em Ocotillo, em Chandler. A ideia é que a planta abrigue não apenas a linha atual de CPUs da Intel, mas também diversas gerações futuras de seus chips.
Geralmente, quanto menor o nó nanométrico, mais avançados e poderosos são os chips. A TSMC e a Samsung anunciaram que iniciarão a produção de 2 nanômetros este ano. A TSMC também está trabalhando em sua própria tecnologia para fornecer energia na parte traseira do wafer, semelhante ao PowerVia da Intel, para melhorar a fiação interna do chip e aumentar a eficiência energética. Chamada de Super Power Rail, a tecnologia deve entrar em produção em 2026.
Além da CPU construída com tecnologia 18A, o chipset Panther Lake também integra duas outras partes: blocos da unidade de processamento gráfico (GPU) e uma plataforma de controle que lida com Wi-Fi, Bluetooth, USB e outras conexões. Alguns dos blocos da GPU são feitos com o processo Intel 3, enquanto outros, juntamente com a plataforma de controle, são produzidos em parceria com a TSMC.
A Intel começou a adotar uma abordagem “desagregada” para o design de seus chipsets há alguns anos, usando habilidades avançadas de encapsulamento para conectar diferentes “chiplets”, também conhecidos como “tiles”. Isso permite maior flexibilidade tanto no design quanto na fabricação. O encapsulamento do chip costumava ser visto como uma parte menos exigente tecnologicamente da cadeia de suprimentos, mas agora é visto como tão crítico quanto a própria fabricação do chip, como um meio de impulsionar o desempenho da computação e aumentar a flexibilidade da produção.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431