O sociólogo e militante de esquerda Thiago Torres, conhecido como “Chavoso da USP”, teve sua conta principal do Instagram, que possuía mais de 1 milhão de seguidores, desativada no domingo (16). Ele declarou que a ação teria ocorrido sem aviso prévio e sem explicações sobre os motivos.
O influenciador mantém contas ativas no YouTube, TikTok e X. Em uma conta reserva no Instagram, ele declarou ser “frustrante” o ocorrido. Nas imagens que compartilhou, a mensagem da rede social indica que ele “não seguiu os padrões da comunidade”.
“Mais uma conta excluída pelo Instagram, do nada, sem mais nem menos. É muito frustrante. Anos de trabalho para chegar a um milhão de seguidores, para tudo ser descartado assim por essa rede”, disse na conta reserva do Instagram.
A conta do “Chavoso” no Instagram abordava temas de educação para jovens negros e apresentava críticas ao “capitalismo” e à direita. Controlado pela empresa Meta, o Instagram não respondeu ao contato da reportagem da Gazeta do Povo. O espaço permanece aberto para manifestações.
Torres foi alvo de uma condenação judicial após um post direcionado ao ex-prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD).
Protestos da Esquerda
Simpatizantes de Torres usaram as redes sociais para reclamar do banimento.
A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) declarou no X que o ocorrido seria “escandaloso” e criticou a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp. Sâmia classificou o banimento como um “ataque direto à liberdade de expressão”.
“Sem qualquer justificativa, a Meta derrubou o acesso da conta principal do @chavosodausp, com mais de 1 milhão de seguidores. Um ataque direto à liberdade de expressão e ao trabalho de quem denuncia injustiças no Brasil”, disse a parlamentar.
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) postou em seus stories do Instagram a nova conta do influenciador, chamando-o de “incrível”. Ela também disse que seria “absurdo” sua conta ter sido desativada.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
