Início Economia Inflação pode ‘voltar com força total’ se independência do banco central acabar,...

Inflação pode ‘voltar com força total’ se independência do banco central acabar, diz Goolsbee, do Fed | Finanças

O presidente da distrital de Chicago do Federal Reserve (Fed), Austan Goolsbee, disse à CNBC americana que a inflação nos Estados Unidos voltaria com “força total” caso a independência do banco central americano acabasse, em referência aos ataques da administração de Donald Trump contra a própria instituição e ao presidente Jerome Powell.

“Qualquer coisa que infrinja ou ataque a independência do banco central seria um desastre”, disse Goolsbee, em entrevista ao programa “Squawk Box” da CNBC, nesta quinta-feira (15). “A inflação vai voltar com força total se tentarmos tirar a independência do banco central.”

Goolsbee já havia saído em defesa de Powell e do banco central americano em entrevista à rádio NPR ontem. Diversos membros do Fed tomaram uma posição em defesa da independência da autoridade monetária e contra as interferências da administração Trump nos últimos dias.

Ainda que Goolsbee tenha dito que não comentaria questões legais, ele expressou apoio à declaração feita por Powell, no domingo (11), após ser ameaçado de indiciamento pelo Departamento de Justiça dos EUA. O dirigente do Fed de Chicago concordou com o argumento de que a investigação estaria sendo feita porque a administração federal discorda das decisões sobre a política monetária.

Austan Goolsbee, presidente do Fed de Chicago — Foto: Vincent Alban/Bloomberg

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile