Início Economia Índice de Confiança de Serviços sobe para 90,9 pontos em janeiro, diz...

Índice de Confiança de Serviços sobe para 90,9 pontos em janeiro, diz FGV | Brasil

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) avançou 0,6 ponto em janeiro, para 90,9 pontos, maior nível deve maio de 2025 (91,8 pontos). Na média móvel trimestral, o índice cresceu 0,7 ponto, para 90,4 pontos.

“Após um momento favorável no final do ano passado, o empresário inicia o ano mais otimista quanto o futuro dos negócios, com destaque para o segmento de Serviços de Transporte. Em relação ao presente, Informação e Comunicação e Serviços Profissionais enfrentam ajuste na demanda presente, mas seguem otimistas para o futuro. A melhora gradual da confiança confirma a resposta favorável do setor ao cenário macroeconômico desafiador”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

O primeiro resultado do ICS do ano refletiu melhora nas avaliações sobre as expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 4,2 pontos, para 90,3 pontos, maior nível desde dezembro de 2024 (91,3 pontos). O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 2,9 pontos, para 91,7 pontos.

Ambos os componentes do ISA-S recuaram: o indicador de volume de demanda atual diminuiu 2,1 pontos, alcançando 91,7 pontos, e o indicador de situação atual dos negócios cedeu 3,7 pontos, para 91,6 pontos. No sentido contrário, os indicadores do IE-S avançaram: o que mensura demanda prevista nos próximos três meses avançou 4,8 pontos, para 91,2 pontos e o que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses subiu 3,6 pontos, chegando aos 89,5 pontos.

— Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile