Início Mundo impulso para conquistar a liberdade

impulso para conquistar a liberdade

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, comemorou a conquista do Nobel da Paz 2025 nesta sexta-feira (10), referindo-se ao prêmio como uma “conquista” para todo o povo venezuelano.

Em uma publicação no X, ela disse que “este é um imenso reconhecimento à luta de todos os venezuelanos e um impulso para concluirmos nossa tarefa: conquistar a liberdade”.

No pronunciamento, Corina Machado destacou que continua contando com o apoio da comunidade internacional, incluindo do presidente Donald Trump, para alcançar a liberdade e a democracia para a Venezuela.

“Estamos no limiar da vitória e, hoje mais do que nunca, contamos com o presidente Trump, com o povo dos Estados Unidos, com os povos da América Latina e com as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados. A Venezuela será livre!”, disse.

“Esta é uma conquista para toda a sociedade, eu sou apenas uma pessoa, não mereço”, afirmou ainda Machado em uma conversa por telefone divulgada pela fundação Nobel.

O diretor do Instituto Nobel norueguês, Kristian Berg Harpviken, ligou para Machado minutos antes do anúncio do prêmio, às 11h (horário local, 6h de Brasília). A opositora repetiu várias vezes “Oh, meu Deus!” e disse com a voz embargada: “Não tenho palavras”.

“Sinto-me honrada, emocionada e muito grata em nome do povo da Venezuela”, afirmou a vencedora do Nobel da Paz 2025. Além do reconhecimento, o prêmio total é de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile