Início Economia Honda suspende produção no México por falta de chips | Empresas

Honda suspende produção no México por falta de chips | Empresas

A Honda suspendeu a produção de automóveis no México na terça-feira, conforme apurou o “Nikkei Asia”. Não está claro quando as operações serão retomadas.

A suspensão decorre da falta de peças ligada a uma disputa entre Holanda e China em relação à Nexperia, fabricante holandesa de semicondutores controlada por investidores chineses. Este é o primeiro caso confirmado em que a briga sobre a Nexperia afetou a produção da montadora japonesa.

A Honda utiliza semicondutores padrão fabricados pela Nexperia em algumas peças fornecidas por seus parceiros comerciais. A montadora informou ao “Nikkei Asia” que está “fazendo todos os esforços para minimizar o impacto” da escassez, acrescentando que a produção de motocicletas em outra fábrica no México permanece inalterada.

A Honda também disse que começou a ajustar a produção nos Estados Unidos e no Canadá na segunda-feira devido à escassez de chips da Nexperia. A empresa não divulgou detalhes, como a escala dos cortes ou a duração prevista da paralisação.

Uma desaceleração prolongada na América do Norte, sua principal base de produção, pode impactar os lucros da empresa no ano fiscal 2025, que termina em 31 de março de 2026.

A fábrica de automóveis de Celaya, na região central do México, que suspendeu as operações, tem capacidade anual para cerca de 200 mil carros e produz o veículo utilitário esportivo HR-V. No ano passado, saíram desta linha mais de 190 mil veículos, superando em muito as 40 mil unidades vendidas no México. Isso porque se trata de um importante centro de exportação para o mercado americano.

A América do Norte é um mercado crucial para a Honda. Em 2024, a empresa vendeu cerca de 1,61 milhão de veículos na região, incluindo Estados Unidos e México, representando cerca de 40% de suas vendas globais.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile