Início Mundo Hamas anuncia entrega de quatro corpos; Israel denuncia violação

Hamas anuncia entrega de quatro corpos; Israel denuncia violação

O braço armado do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, anunciou as identidades de quatro reféns cujos corpos devolverão a Israel, por meio da Cruz Vermelha, nesta segunda-feira (13): Guy Illouz, Yossi Sharabi, Bipin Joshi e Daniel Peretz.

A medida, no entanto, é vista por Israel como uma violação do acordo, visto que os terroristas deveriam devolver os corpos de 28 vítimas. Com isso, o paradeiro de 24 reféns segue desconhecido.

O Exército de Israel confirmou a entrega de 20 sobreviventes do cativeiro em Gaza na manhã desta segunda.

Israel Katz, ministro de Defesa israelense, declarou nas redes sociais que, caso o Hamas esteja intencionalmente atrasando a devolução dos corpos, isso será considerado uma violação do acordo de cessar-fogo.

“O anúncio do Hamas sobre o esperado retorno de quatro reféns hoje constitui uma falha no cumprimento de seus compromissos”, escreveu o ministro israelense, sinalizando que Israel pode reagir a esse descumprimento.

O grupo terrorista alegou anteriormente que desconhece a localização de alguns dos corpos dos 28 reféns mortos durante a guerra. Por isso, as partes deram sinal verde no acordo para autorizar que uma entidade internacional participasse da busca pelos corpos que o Hamas não entregasse nesta segunda.

As famílias dos reféns israelenses já haviam antecipado que foram informadas sobre a devolução de apenas quatro corpos de reféns. “Estamos profundamente comovidos e consternados com a notícia de que hoje serão entregues somente quatro corpos dos reféns mortos, dos 28 que o Hamas mantém em sua posse”, disse o Fórum de Famílias em um comunicado.

Além disso, as famílias denunciaram que isso constitui um “flagrante descumprimento do acordo por parte do Hamas” e exigiram que tanto o governo de Israel quanto os mediadores tomem “ações imediatas para corrigir essa grave injustiça”.

Os quatro reféns mortos que serão devolvidos nesta segunda-feira (13)

Guy Illouz, de 26 anos, foi sequestrado no festival de música Nova, nos ataques terroristas de 7 de outubro de 2023.

Bipin Joshi, de 24, foi raptado de kibutz de Alumin; enquanto Yossi Sharabi, de 53, foi sequestrado do kibutz Beeri; e Daniel Peretz, de 22 anos, foi feito refém perto da fronteira com Gaza.

Enquanto Sharabi, Illouz e Joshi morreram dentro de Gaza, Peretz morreu no próprio ataque dos terrositas de Gaza em 7 de outubro de 2023, segundo o jornal Times of Israel.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile