InícioMundoGoverno Trump acusa europeus de censura e revoga vistos

Governo Trump acusa europeus de censura e revoga vistos

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O Departamento de Estado dos EUA anunciou nesta terça-feira (23) que vai revogar vistos de cinco cidadãos europeus que acusou de buscar censurar conteúdos em redes sociais americanas.

Embora o comunicado da pasta não tenha citado os nomes dos visados, o site The Daily Signal apurou que entre eles estão o francês Thierry Breton, que foi comissário da União Europeia para o Mercado Interno entre 2019 e 2024, e o inglês Imran Ahmed, diretor executivo da ONG Centro para o Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês).

O Daily Signal apontou que as razões para as revogações de vistos de ambos são o fato de Breton ter ordenado que plataformas como X e Facebook combatessem a “desinformação” sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas com base na Lei de Serviços Digitais da UE e uma campanha do CCDH para exclusão de funcionários do governo Donald Trump de plataformas digitais e para uma fiscalização mais rigorosa de posts.

A CNN informou que os outros sancionados são a inglesa Clare Melford, CEO da ONG Global Disinformation Index (GDI), e dois funcionários da ONG alemã HateAid.

O Departamento de Estado alegou que os cinco alvos da medida “lideraram esforços organizados para coagir plataformas americanas a censurar, desmonetizar e suprimir pontos de vista americanos aos quais se opõem”.

“Esses ativistas radicais e ONGs instrumentalizadas fomentaram ações repressivas de censura por parte de estados estrangeiros — em todos os casos, visando palestrantes e empresas americanos. Sendo assim, determinei que sua entrada, presença ou atividades nos Estados Unidos têm consequências potencialmente graves para a política externa americana”, disse o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em comunicado.

“Com base nessas determinações, o Departamento tomou medidas para impor restrições de visto a agentes do complexo industrial global da censura que, como resultado, serão impedidos de entrar nos Estados Unidos. Além disso, com base na determinação de política externa, o Departamento de Segurança Interna pode iniciar processos de deportação contra certos indivíduos”, afirmou o secretário.

“O presidente Trump deixou claro que sua política externa ‘América Primeiro’ rejeita violações da soberania americana. A extrapolação de poder por censores estrangeiros visando a liberdade de expressão americana não é exceção. O Departamento de Estado está pronto e disposto a expandir a lista de hoje se outros atores estrangeiros não mudarem de posição”, ameaçou Rubio.

Ahmed e a HateAid ainda não se pronunciaram sobre as acusações do Departamento de Estado americano.

Horas depois da divulgação da notícia, Breton falou sobre o assunto no X. “Será que a caça às bruxas do [ex-senador americano Joseph] McCarthy está de volta? Lembrando: 90% do Parlamento Europeu — nosso órgão democraticamente eleito — e todos os 27 Estados-membros votaram unanimemente a favor da Lei de Serviços Digitais (DSA). Aos nossos amigos americanos: ‘A censura não está onde vocês pensam’”, escreveu.

Em um comunicado enviado à CNN, um porta-voz da GDI disse que a revogação dos vistos representa um “ataque autoritário à liberdade de expressão e um ato flagrante de censura governamental”.

“O governo Trump está, mais uma vez, usando todo o peso do governo federal para intimidar, censurar e silenciar vozes das quais discorda”, disse o porta-voz. “Suas ações hoje são imorais, ilegais e antiamericanas.”

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Toffoli impõe derrota à União e mantém RJ em recuperação fiscal

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs uma derrota à União...

Coreia do Norte afirma que ambição do Japão por armas nucleares deve ser contida | Mundo

A Coreia do Norte afirmou que a ambição do Japão de possuir...

Documento dos Epstein Files cita “grande grupo brasileiro”

Um dos documentos relacionados ao financista americano Jeffrey Epstein que estão sendo divulgados pelo...

CPMI do INSS deve começar 2026 mirando Lulinha e senador

Parlamentares de oposição da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS vão se...

MAIS NOTÍCAS

Toffoli impõe derrota à União e mantém RJ em recuperação fiscal

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs uma derrota à União...

Coreia do Norte afirma que ambição do Japão por armas nucleares deve ser contida | Mundo

A Coreia do Norte afirmou que a ambição do Japão de possuir...

Documento dos Epstein Files cita “grande grupo brasileiro”

Um dos documentos relacionados ao financista americano Jeffrey Epstein que estão sendo divulgados pelo...