Início Mundo Funeral de Charlie Kirk começa com presença de 100 mil e Trump

Funeral de Charlie Kirk começa com presença de 100 mil e Trump

Mais de 100 mil pessoas devem comparecer ao velório de Charlie Kirk em Glendale, no Arizona, EUA. A celebração terá a presença do presidente Donald Trump e do vice-presidente J.D. Vance, com um forte esquema de segurança. Trump deve discursar na ocasião.

Ao deixar a Casa Branca para ir a Glendale, o presidente Trump declarou que esperava “celebrar a vida de um grande homem”. No entanto, ressaltou que seria “um dia muito difícil”. Trump afirmou que levaria seu carinho à viúva de Kirk, Erika, e que falaria sobre o legado do ativista e sua influência sobre os jovens.

“Queremos encarar isso como um momento de cura”, disse Trump, antes da viagem para o Arizona. Além do presidente, toda a cúpula do governo estará presente.

A atmosfera no estádio foi descrita como uma “mistura de culto cristão com comício de Trump” pela imprensa americana. Uma banda de rock cristão se apresentou, enquanto milhares de pessoas ingressavam no estádio. Muitos usavam os tradicionais bonés vermelhos de Trump, e alguns também vestiam chapéus com as iniciais de Kirk ou a frase “Make America Charlie Kirk”.

Assassinato de Kirk

Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA e aliado próximo do presidente Trump, morreu no dia 10 de setembro após ser baleado no pescoço durante uma palestra em uma universidade no estado de Utah. Kirk, de 31 anos, era atualmente uma das vozes mais conhecidas do movimento conservador norte-americano.

Ao longo da carreira, ganhou destaque por mobilizar jovens em defesa de pautas alinhadas ao movimento conservador e se tornou figura recorrente em conferências e programas de televisão nos EUA. Kirk foi um dos principais nomes da campanha republicana que culminou na vitória do presidente Donald Trump nas eleições do ano passado.

O ataque contra Kirk ocorreu na Utah Valley University (UVU). O influenciador estava no local palestrando durante sua turnê chamada “American Comeback Tour”. Jornais americanos citam que a família de Kirk estava presente na palestra onde ele foi alvejado.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?
Sair da versão mobile