Início Economia Financiamento é desafio para projetos climáticos diz Helder Barbalho em evento pré-COP...

Financiamento é desafio para projetos climáticos diz Helder Barbalho em evento pré-COP | COP30 Amazônia

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), destacaram a necessidade de financiamento para as soluções climáticas. Os dois participaram nesta quarta-feira (5) de um painel, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Fórum Global de Líderes Locais, na capital carioca.

Na avaliação de Helder, anfitrião da COP30 no Pará, a cúpula do clima em Belém é uma oportunidade não só para discutir como também para captar recursos que tirem projetos de adaptação e mitigação climática do papel.

“É o momento de nós apresentarmos as ideias, os projetos, aquilo que estamos implementando, aquilo que está já maturado e que precisa de apoiamento e suporte para gerar escala. Este talvez seja o grande desafio. Se faz necessário o financiamento climático para que as ideias, os conselhos possam se transformar em realidade”, afirmou o governador.

Paes, por sua vez, afirmou que as cidades, que estão na linha de frente das mudanças climáticas, são mais efetivas para implementar políticas públicas quando recebem financiamentos.

“O grande debate desses dias aqui é sobre como transformar a poesia em verba. Precisamos de recursos para ter capacidade de implementar políticas”.

Helder completou afirmando que, além da preservação do meio ambiente, é preciso gerar valor na proteção ambiental e na própria floresta. Os meios para isso, segundo o governador, podem ser desde o mercado de carbono à biotecnologia.

“Nós buscamos ter uma carreira de oportunidades que criem valor sobre a floresta viva. Tenho dito de maneira reponente, floresta viva precisa valer mais do que floresta morta”, reforçou o governador, que pretende lançar na COP30 o Vale BioAmazônico de Tecnologia.

O Fórum Global de Líderes Locais é integrado à agenda da COP30 e antecede a cúpula de chefes de Estado da conferência climática em Belém, que começa amanhã (6) na capital paraense.

Helder Barbalho, governador do Pará — Foto: Willian Vocov/BPP/ Valor

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile