O FBI anunciou nesta sexta-feira (2) que frustrou um plano de ataque terrorista ligado ao Estado Islâmico (EI) que seria executado na noite de Ano Novo nos Estados Unidos. Segundo as autoridades, um jovem de 18 anos, que não teve seu nome divulgado, foi preso e acusado de planejar o atentado.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirma que o plano arquitetado pelo jovem previa ataques com facas e martelos contra civis em locais públicos da Carolina do Norte, incluindo um supermercado e um restaurante de fast food. A ação teria como objetivo causar o maior número possível de vítimas durante as celebrações da virada do ano.
O FBI afirmou que identificou o jovem e sua intenção de realizar o ataque a partir de publicações e mensagens nas redes sociais, nas quais ele manifestava apoio ao Estado Islâmico, expressava disposição para cometer atos violentos e declarava lealdade à organização terrorista.
Segundo o Departamento de Justiça, o jovem passou a se comunicar pelas redes sociais com um agente infiltrado do FBI, acreditando tratar-se de um integrante do Estado Islâmico. Nessas conversas, ele afirmou que pretendia realizar um ataque iminente e enviou imagens de armas brancas que, segundo a acusação, seriam utilizadas na ação.
Com base nessas informações, o FBI cumpriu mandado de busca na residência do suspeito em 29 de dezembro. No local, os agentes apreenderam facas, martelos, luvas táticas, um colete e anotações manuscritas que detalhavam o planejamento do ataque, incluindo referências diretas à noite de Ano Novo.
Após a operação, o suspeito foi preso e formalmente acusado de tentativa de fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira, crime federal nos Estados Unidos. A denúncia foi apresentada na quarta-feira, 31 de dezembro.
Segundo o Departamento de Justiça, se condenado, o jovem pode enfrentar pena máxima de até 20 anos de prisão.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

