O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin se encontrou neste sábado (20) com o papa Leão XIV, no Vaticano, durante o “Jubileu dos Operadores de Justiça”. Fachin assumirá a presidência da Corte no próximo dia 29.
Realizado na área externa da Praça São Pedro, o evento reuniu juízes, advogados, procuradores e outros profissionais do direito de todo o mundo. Católico, Fachin assistiu ao discurso de Leão XIV, em que o pontífice disse que a justiça “não pode ser reduzida à mera aplicação da lei ou à atuação dos juízes”.
O pontífice destacou que “a justiça se concretiza quando se volta para os outros, quando a cada um é dado o que lhe é devido, até alcançar a igualdade em dignidade e oportunidades”.
Em outro trecho, ao citar ensinamentos de Santo Agostinho sobre as relações entre Estado, Justiça e fé, o papa disse que “é impossível que haja direito em um Estado onde não há verdadeira justiça”.
Em seguida ao discurso, Fachin entrou na fila e cumprimentou o papa. O ministro custeou a própria viagem, que foi realizada em articulação com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), informou a Agência Brasil. Veja abaixo o momento do encontro entre Fachin e o papa, registrado pelo Vatican News:
Na última semana, Fachin e o ministro Alexandre de Moraes, que será seu vice no comando do STF até 2027, entregaram pessoalmente o convite da posse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431