Os EUA realizaram um novo ataque contra uma embarcação supostamente operada por organizações do narcotráfico em águas internacionais do Pacífico, nesta quinta-feira, próximo à Colômbia.
A operação militar resultou na morte de dois tripulantes, segundo informações do Comando Sul das Forças Armadas americanas, que divulgou um vídeo da ação e apontou o barco como parte de atividades narcoterroristas.
Os EUA realizaram mais de 100 ataques desde agosto de 2025 contra embarcações investigadas por envolvimento com o tráfico de drogas, como parte de uma campanha denominada Operação Lança do Sul que, segundo o governo de Donald Trump, tem como objetivo combater as rotas de narcoterrorismo nas Américas.
A nova operação no Pacífico ocorre dias após a visita oficial do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, à Casa Branca, onde se reuniu com seu homólogo americano para discutir temas de interesse bilateral.
Na semana passada, Trump declarou durante uma coletiva de imprensa que o presidente colombiano “mudou de postura” após a captura do ditador Nicolás Maduro no dia 3 de janeiro, se mostrando “mais amigável” com os EUA.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

