O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou na noite desta sexta-feira (23) que o país está preparado para uma megatempestade de neve que deve afetar 180 milhões de pessoas — mais da metade da população americana.
“Fui informado sobre a onda de frio recorde e a histórica tempestade de inverno que atingirá grande parte dos Estados Unidos neste fim de semana. O governo Trump está coordenando ações com autoridades estaduais e locais. A FEMA [o serviço nacional de atendimento a emergências] está totalmente preparada para responder. Fiquem seguros e mantenham-se aquecidos!”, ele afirmou, em uma mensagem publicada na rede social Truth Social.
De acordo com o órgão federal responsável pela previsão do tempo, a tempestade deve atingir uma grande faixa que vai do Novo México, no sudoeste do país, até o Maine, no extremo nordeste.
A faixa afetada pela tempestade inclui muitas das cidades mais populosas dos Estados Unidos, como Nova York, Boston, Cleveland, Filadélfia e Washington. Em algumas regiões, a previsão é de um acúmulo de 45 centímetros de neve até segunda-feira.
Neste sábado, o órgão emitiu um comunicado afirmando que a intensidade da nevasca vai prejudicar o trabalho de limpeza das vias públicas, o que deve prolongar os impactos na infraestrutura e os riscos de acidentes automotivos até o começo da próxima semana. Ainda segundo a agência, pode haver “impactos catastróficos” também mais ao sul, onde a tendência é de uma tempestade de chuva congelante em vez de neve. Este alerta se aplica a estados como Mississippi e Tennessee.
Na manhã deste sábado, ainda antes do início da tempestade, a ferramenta FlightAware contabilizava 3.675 voos cancelados nos Estados Unidos. Mais de 10 mil voos sofreram atrasos.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
