O governo dos Estados Unidos vai aumentar para US$ 2.600 o incentivo financeiro oferecido a imigrantes que estão no país de forma irregular e optarem por deixar o território americano de maneira voluntária, segundo informou nesta quarta-feira (21) o Departamento de Segurança Nacional (DHS).
De acordo com o comunicado oficial, o valor do incentivo – que até então era de US$ 1.000 – foi elevado e descrito pelo DHS como um “presente” pelo aniversário da posse do presidente Donald Trump. A política faz parte da estratégia do governo para estimular a chamada “autodeportação”, sem necessidade de ações coercitivas.
Segundo o DHS, desde janeiro de 2025, 2,2 milhões de pessoas em situação migratória irregular teriam deixado os Estados Unidos voluntariamente. A pasta afirma ainda que “dezenas de milhares” desses casos ocorreram por meio do aplicativo da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), utilizado para registrar a saída do país.
O Departamento de Segurança Nacional informou ainda que, desde o início do atual mandato de Trump, 622 mil pessoas foram deportadas até dezembro do ano passado. Esse dado também foi contestado por uma análise recente do centro de estudos Brookings, que estimou o número real de expulsões entre 310 mil e 350 mil.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
