Início Mundo EUA anunciam compra de pesos para ajudar Argentina

EUA anunciam compra de pesos para ajudar Argentina

O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, anunciou nesta quinta-feira (9) que os Estados Unidos compraram diretamente pesos argentinos e finalizaram uma estrutura de swap cambial de US$ 20 bilhões com o Banco Central da Argentina para ajudar o país do presidente Javier Milei.

Em post no X, Bessent anunciou as medidas após quatro dias de reuniões com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, em Washington.

“A Argentina enfrenta um momento de iliquidez [de dólares] aguda. A comunidade internacional – incluindo o FMI [Fundo Monetário Internacional] – está unida em apoio à Argentina e à sua prudente estratégia fiscal, mas somente os Estados Unidos podem agir rapidamente. E agiremos”, escreveu o secretário.

Um swap cambial é um acordo financeiro entre duas partes para a troca de valores e pagamentos de juros em moedas diferentes durante um período específico, frequentemente utilizado para acessar empréstimos em moeda estrangeira a um custo menor ou para minimizar riscos cambiais e de taxas de juros.

A parceria para o swap cambial havia sido acordada entre os dois governos na visita de Milei aos Estados Unidos em setembro, quando discursou na Assembleia Geral da ONU e se encontrou com o presidente Donald Trump em Nova York.

“O Tesouro dos EUA está preparado, imediatamente, para tomar quaisquer medidas excepcionais que sejam necessárias para proporcionar estabilidade aos mercados”, acrescentou Bessent.

No próximo dia 14, Milei irá aos EUA para se encontrar novamente com Trump, desta vez na Casa Branca.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile