Início Economia Em reviravolta, Câmara aprova emenda que suspende mandato de Glauber Braga |...

Em reviravolta, Câmara aprova emenda que suspende mandato de Glauber Braga | Política

Em uma reviravolta, o plenário da Câmara aprovou, na noite de quarta-feira (10), uma suspensão, por seis meses, do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) em vez da cassação do parlamentar. Foram 318 votos pela pena mais branda, contra 141 votos contrários. Com a aprovação, o mandato do parlamentar fica preservado.

O deputado fluminense é acusado por quebra de decoro, por conta de uma agressão. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) anunciou a votação da representação por quebra de decoro parlamentar na última terça (9). O processo é analisado um dia após o tumulto da retirada à força de Glauber da Mesa Diretora da Câmara pela polícia legislativa.

A sessão do plenário evidenciou a polarização política mediada pelo Centrão. Mesmo com apoio da esquerda, Glauber precisou de votos dos partidos de centro para buscar uma pena mais branda, com a suspensão do mandato.

Glauber abriu seu discurso classificando o Congresso Nacional como “inimigo do povo” e disse que sua eventual cassação nada tem a ver com a agressão cometida, e sim com sua postura combativa. “Não imaginem que eu vou ter minhas convicções cerceadas para me salvar”, afirmou. “Se for para não discutir os grandes temas, para não falar o que é fundamental e, simplesmente, me comportar, imaginando que, com isso, a cassação não se dê, eu estaria me caçando previamente”, completou.

Ele acusa o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) de ser o arquiteto de seu processo. No passado, Glauber acusou Lira de desvios de recursos públicos por meio do chamado “orçamento secreto”. “Espero que, do ponto de vista político, ele (Lira) seja responsabilizado”, afirmou o deputado do Psol.

O processo contra Glauber é movido pelo Partido Novo. Em abril de 2024, ele agrediu a chutes um militante do MBL e o expulsou das dependências da Câmara. A cassação obteve maioria no Conselho de Ética e na Comissão de Constituição e Justiça.

Deputado Glauber Braga (Psol-RJ) — Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile