Início Brasil Diretor da PF esteve em evento com Toffoli patrocinado pelo Master

Diretor da PF esteve em evento com Toffoli patrocinado pelo Master

Um dos argumentos da Polícia Federal para a suspeição contra o ministro Dias Toffoli foi a participação do ministro no evento 10º Fórum Jurídico – Brasil de Ideias, realizado de 24 a 26 de abril de 2024, em Londres, e patrocinado pelo Banco Master, de Daniel Vorcaro. Mas o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, também participou do mesmo evento, junto com outras autoridades, incluindo Alexandre de Moraes.

Segundo a apuração do site Poder360, a participação de Toffoli no evento financiado por Vorcaro – investigado pela PF como líder de um esquema de fraude no sistema financeiro – foi um dos eixos de arguição de suspeição contra Toffoli. Para a PF, a participação do ministro do STF no evento indicaria uma possível relação de proximidade entre Toffoli e Vorcaro.

O relatório da PF entregue ao STF não foi divulgado, mas teria quatro pontos principais contra Toffoli. A primeira questão seria o envolvimento de Toffoli com o resort Tayayá. A PF fala de uma relação com um investidor ligado a Vorcaro (fundador do Banco Master) que foi acionista, de 2021 a fevereiro de 2025, do resort Tayayá, que pertence à família do magistrado (inclusive a ele próprio). Toffoli diz nunca ter recebido dinheiro diretamente de Vorcaro e que todas as transações sobre o resort estão registradas na Receita Federal.

Outro ponto mencionado no relatório da PF é que a advogada Roberta Rangel, ex-mulher de Toffoli, trabalhou no escritório de Walfrido Warde, que teve Vorcaro como cliente. Roberta esteve no escritório de 2021 a 2023, ou seja, dois anos antes de explodir o escândalo das fraudes que o Banco Central encontrou no Master. A PF também apontou a existência de troca de mensagens de texto em que o ministro aparece como um possível aliado de Vorcaro numa causa no Supremo. Mas, ao final do processo, Toffoli votou contra o pedido do banqueiro do Master.

Por fim, a PF menciona a existência de uma possível intimidade entre Toffoli e Vorcaro pelo fato de o ministro ter participado de eventos patrocinados pelo Banco Master. Mas o documento da PF não menciona que outras autoridades dos Três Poderes participaram do mesmo evento, incluindo o próprio diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e outro ministro do STF, Alexandre de Moraes.

  • Toffoli atribui a Lula relatório da PF sobre celular de Vorcaro entregue ao STF, diz jornal

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile