Início Mundo Direita nacionalista de Portugal garante vitória expressiva no Brasil

Direita nacionalista de Portugal garante vitória expressiva no Brasil

Pela primeira vez em quatro décadas, Portugal passará por um segundo turno em uma eleição presidencial. Os candidatos são o socialista António José Seguro e o líder direitista André Ventura.

Apesar de Ventura ter alcançado a segunda colocação no pleito geral (alcançando cerca de 23,5% dos votos válidos), entre os brasileiros com direito a voto e portugueses que moram no Brasil, ele obteve uma vitória expressiva.

A direita nacionalista liderou nos consulados brasileiros com 48,81% dos votos, segundo um boletim divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), citado pelo jornal Político. Seu adversário nas urnas, o socialista António Seguro, obteve 21,90% de apoio no Brasil, menos da metade do percentual de Ventura.

Ao todo, 10 consulados portugueses no Brasil participaram da votação, com 303.670 eleitores aptos a votar. Apesar disso, pouco mais de 5 mil compareceram às urnas, o que é considerado uma baixa participação.

Os dois líderes com perfis políticos distintos disputarão a presidência de Portugal num segundo turno marcado para 8 de fevereiro. No resultado nacional deste domingo (18), Ventura ficou em segundo lugar, com 23,52%, atrás de Seguro, que liderou com 31,11%.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile