Pela primeira vez em quatro décadas, Portugal passará por um segundo turno em uma eleição presidencial. Os candidatos são o socialista António José Seguro e o líder direitista André Ventura.
Apesar de Ventura ter alcançado a segunda colocação no pleito geral (alcançando cerca de 23,5% dos votos válidos), entre os brasileiros com direito a voto e portugueses que moram no Brasil, ele obteve uma vitória expressiva.
A direita nacionalista liderou nos consulados brasileiros com 48,81% dos votos, segundo um boletim divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), citado pelo jornal Político. Seu adversário nas urnas, o socialista António Seguro, obteve 21,90% de apoio no Brasil, menos da metade do percentual de Ventura.
Ao todo, 10 consulados portugueses no Brasil participaram da votação, com 303.670 eleitores aptos a votar. Apesar disso, pouco mais de 5 mil compareceram às urnas, o que é considerado uma baixa participação.
Os dois líderes com perfis políticos distintos disputarão a presidência de Portugal num segundo turno marcado para 8 de fevereiro. No resultado nacional deste domingo (18), Ventura ficou em segundo lugar, com 23,52%, atrás de Seguro, que liderou com 31,11%.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
