Início Mundo Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA, morre aos 84 anos

Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA, morre aos 84 anos

Dick Cheney, ex-vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de George W. Bush entre 2001 e 2009, morreu na segunda-feira (3), aos 84 anos de idade, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira (4) por sua família.

Cheney, considerado um dos arquitetos da chamada “guerra ao terror”, foi fundamental no planejamento da guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. O republicano, que teve uma longa e distinta carreira pública, morreu por complicações de uma pneumonia e problemas cardiovasculares, de acordo com o anúncio de familiares.

“Sua amada esposa de 61 anos, Lynne, suas filhas, Liz e Mary, e outros familiares estavam com ele quando faleceu”, diz a nota. “Dick Cheney foi um homem grandioso e bom que ensinou seus filhos e netos a amar nosso país e a viver vidas de coragem, honra, amor e bondade”, acrescentou a família.

O anúncio do falecimento também relembrou a carreira do político americano. “Por décadas, Dick Cheney serviu à nossa nação como Chefe de Gabinete da Casa Branca, Deputado pelo Wyoming, Secretário de Defesa e Vice-Presidente dos Estados Unidos”.

O republicano foi o 46º vice-presidente dos Estados Unidos e serviu ao lado de Bush por dois mandatos.

Antes disso, atuou como Secretário de Defesa, sob a presidência de George H. W. Bush (pai de George W. Bush) entre 1989 e 1993. Nesse período, Dick Cheney liderou a intervenção militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico em 1991. Também foi chefe de gabinete do presidente Gerald Ford na Casa Branca, na década de 1970, e parlamentar na Câmara dos Representantes.

O política republicano enfrentou sérios problemas de saúde durante a vida, sofrendo cinco ataques cardíacos.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile