Início Economia Demitido, Márcio Macêdo diz que deixa cargo de ministro para disputar eleições...

Demitido, Márcio Macêdo diz que deixa cargo de ministro para disputar eleições de 2026 | Política

“Em conversa com o presidente Lula, ficou definido que deixarei o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República para disputar as eleições de 2026. Saio com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que entregamos tudo o que prometemos durante a campanha”, afirmou.

Ele não deixou claro, no entanto, se tentará uma cadeira no Senado ou na Câmara dos Deputados. Na mesma postagem, Macêdo também explicou que seu substituto no ministério, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), irá abrir mão de disputar o pleito eleitoral no ano que vem.

“Sou profundamente grato ao presidente Lula, com quem tenho caminhado lado a lado desde 2015, na tesouraria do PT, nas caravanas ‘Lula pelo Brasil’, na luta pela liberdade do presidente, na coordenação da campanha vitoriosa de 2022, na transição de governo e, nos últimos dois anos e nove meses, como ministro. Seguiremos juntos, com o mesmo compromisso e vontade de trabalhar pelo povo brasileiro”, emendou.

Macêdo assumiu o ministério em janeiro de 2023. Antes, ele foi tesoureiro do PT e um dos vice-presidentes nacionais da legenda. Nas eleições de 2022, o petista coordenou a campanha de eleição de Lula e uma das pessoas centrais na coleta hoje um dos vice-presidentes nacionais da legenda.

Antes disso, Macêdo ganhou notoriedade por ter sido um dos petistas mais importantes na época da prisão de Lula. Era ele o responsável, por exemplo, por fazer a coleta de recursos para garantir a manutenção dos acampamentos de apoio ao presidente, na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Apesar de o anúncio ter sido feito hoje, as especulações por uma mudança de Macêdo e anúncio de Boulos acontecem há meses em Brasília. Uma das principais críticas de aliados contra a condução do então ministro era em relação ao distanciamento de Lula dos movimentos sociais, principal atribuição da Secretaria-Geral.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile