Início Economia Demanda por ouro para investimento cresce 84%, atingindo 60% da produção do...

Demanda por ouro para investimento cresce 84%, atingindo 60% da produção do metal | Finanças

A demanda total por ouro para fins de investimento aumentou 84% em 2025, atingindo um nível equivalente a 60% da produção de mineração, de acordo com estatísticas do Conselho Mundial do Ouro divulgadas na quinta-feira. O crescimento reflete a busca por um ativo seguro diante do agravamento dos riscos geopolíticos e da incerteza econômica global.

Os preços à vista do ouro em Londres, um importante indicador internacional, atingiram uma média de US$ 3.431,5 por onça troy, um aumento de 44% em relação a 2024 e um novo recorde.

A demanda total por ouro subiu 1%, para 5 mil toneladas, enquanto em termos de valor, disparou 45%, atingindo um recorde de US$ 555 bilhões.

A demanda por investimento foi o principal fator impulsionador, com alta de 84%, para 2.175 toneladas. O valor equivale a 60% das 3.671,6 toneladas de ouro extraídas em 2025, um avanço acentuado em relação aos cerca de 30% observados entre 2021 e 2024.

Com o agravamento dos riscos geopolíticos e as preocupações com a economia global devido às políticas tarifárias dos Estados Unidos, cada vez mais investidores optaram pelo ouro como um ativo tangível.

As preocupações com a desvalorização do dólar americano e a alta dos preços das ações também contribuíram para a demanda por ouro como forma de diversificação.

Com os preços atingindo novas máximas diariamente e os investidores injetando dinheiro em busca de margens de lucro, o mercado manteve sua trajetória ascendente.

Particularmente notável foi o influxo de capital em fundos negociados em bolsa lastreados em ouro físico. Enquanto 2024 registrou uma saída líquida de 2,9 toneladas nesses fundos, houve uma entrada líquida de 801 toneladas no ano passado.

Por região, os fundos sediados na América do Norte foram responsáveis pela maior entrada líquida, com 446 toneladas, representando mais de 50% do total. A Ásia veio em seguida, com 215 toneladas. As entradas líquidas na Europa totalizaram 131 toneladas, reduzidas pelas vendas para realização de lucros em outubro.

O segundo tipo de ouro mais popular para investimento foram barras e moedas, com uma demanda total de 1.374 toneladas, um aumento de 16%. A China, um grande consumidor de ouro, apresentou uma mudança na demanda. Enquanto a demanda por joias de ouro caiu 25%, a demanda por barras e moedas subiu 28%.

A demanda global por joias de ouro foi de 1.542 toneladas, uma queda de 18% devido à desaceleração da demanda na Índia e na China.

As compras de ouro pelos bancos centrais caíram 20%, para 863 toneladas, desacelerando em relação ao ritmo de mais de 1.000 toneladas por ano observado nos três anos anteriores, provavelmente devido à alta dos preços, o que levou a uma postura mais cautelosa.

Mas o número ainda é significativamente maior do que a média anual de 473 toneladas de 2010 a 2021, mostrando que o apetite dos bancos centrais por comprar ouro permanece praticamente inalterado.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile