Com as negociações da COP30 ainda travadas até a manhã deste sábado, delegados hospedados nos dois transatlânticos fretados pelo governo brasileiro para suprir a falta de acomodações em Belém terão de deixar as embarcações até as 9h e encontrar outro lugar para se acomodar. A plenária de encerramento está marcada para as 10h, mas pode atrasar diante da operação de transferência dos hóspedes dos navios.
Os navios MSC Seaview e Costa Diadema, que abrigaram 150 delegações, precisarão deixar o Porto de Outeiro na manhã deste sábado por conta da maré, segundo a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop). A saída é obrigatória, independentemente do andamento da conferência.
O problema é que as sessões da COP30 estavam previstas para terminar na tarde de sexta-feira, mas se estenderam pela madrugada e seguiram neste sábado, com uma plenária marcada para aprovar o texto final. Além do incêndio ocorrido na quinta-feira, os impasses em torno da ausência de um “roadmap” para a transição global dos combustíveis fósseis no texto do Mutirão atrasaram o encerramento.
Do total de países hospedados nos navios, cerca de 93 delegações financiadas pela ONU só embarcam de volta no domingo. Elas terão de encontrar outra hospedagem para a noite deste sábado — um movimento iniciado no começo da manhã, diante da indefinição sobre o término das negociações. Outras delegações — inclusive de países não financiados — partirão já neste sábado.
Para evitar que os delegados ficassem sem opções em Belém, a equipe brasileira responsável pelo acolhimento realizou um levantamento de hotéis com tarifas entre US$ 100 e US$ 200.
A ajuda de custo da ONU a alguns países é paga apenas até 21 de novembro, data oficial de encerramento da conferência; por isso, a hospedagem extra ficará a cargo de cada delegação. Os participantes também foram avisados, ainda na semana passada, de que deveriam deixar os navios na manhã do dia 22.
Durante a manhã, no processo de troca de hospedagens, vans operadas pela organização ficaram disponíveis no porto para transportar os hóspedes até os hotéis escolhidos. O de troca de hospedagem pode provocar atraso adicional nas plenárias de encerramento da COP30.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
