O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve ao menos três conversas, nesta quarta-feira (7), para discutir pendências internacionais e, consequentemente, o quadro político na Venezuela. As discussões aconteceram de forma preliminar e, portanto, uma reunião ampliada ainda deve ser marcada nos próximos dias.
Na prática, essas primeiras conversas serviram para atualizar o chefe do Palácio do Planalto sobre a situação no país vizinho. Isso porque Lula retornou para Brasília somente ontem, após tirar alguns dias de folga no Rio de Janeiro.
De acordo com fontes, Lula conversou sobre esses assuntos tanto com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, quanto com o assessor especial da Presidência e ex-ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim. Além disso, o presidente também consultou o embaixador Audo Faleiro, da Assessoria Especial da Presidência.
O Valor apurou que, inicialmente, não houve nenhuma correção de rumos no discurso do governo brasileiro. Pelo contrário, a ordem é insistir na defesa da soberania da Venezuela, como forma de evitar que isso sirva de precedente para novas invasões americanas no continente.
A gestão petista também vai continuar enfatizando que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi “sequestrado” e não capturado, como veiculado pela mídia americana.
De acordo com integrantes do Executivo, a base para a narrativa do governo brasileiro será o discurso feito pelo representante brasileiro no Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador Benoni Belli, que participou, ontem, de reunião extraordinária do órgão.
Nos últimos dias, por causa dos bombardeios americanos em Caracas, capital da Venezuela, a assessoria internacional de Lula também recebeu diversas solicitações de chefes de Estado querendo discutir o problema com o presidente brasileiro. Segundo interlocutores, o petista ainda está definindo, entretanto, a agenda de ligações telefônicas para os próximos dias, quando deverá retornar para alguns desses presidentes estrangeiros.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

