A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS antecipou para segunda-feira (23) o depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Inicialmente, a oitiva de Vorcaro estava prevista para quinta-feira (25), mas foi remarcada por iniciativa do presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).
Na terça-feira (24), o banqueiro será ouvido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que criou um grupo de trabalho para acompanhar o caso Master por iniciativa de seu presidente, Renan Calheiros (MDB-AL).
O depoimento de Vorcaro ocorre depois do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, se afastar da relatoria do caso na Corte após revelações de que ele é sócio de uma empresa que negociou cotas do Resort Tayayá, no Paraná, com um fundo ligado a Vorcaro.
Daniel Vorcaro foi preso pela Polícia Federal no dia 17 de novembro de 2025 no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de irregularidades financeiras envolvendo o Banco Master. Ele permaneceu detido por 11 dias e foi solto em 28 de novembro, a partir de uma decisão judicial que substituiu a prisão por medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.
No dia 18 de novembro de 2025, um dia após a prisão, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, determinando a interrupção das operações do banco e a nomeação de um liquidante para administrar os ativos e passivos.
Ao anunciar a sessão para ouvir Vorcaro, Carlos Viana disse que a oitiva será restrita aos empréstimos consignados – descontados diretamente na folha de pagamento de servidores, aposentados e pensionistas – ofertados pelo Master.
“O que nos leva a trazer aqui o senhor Vorcaro são os 250 mil contratos de empréstimos consignados que o Banco Master tinha em carteira e foram suspensos pelo INSS por falta de comprovação, de documentação que garantisse de fato a efetividade e a anuência dos aposentados. Terá de nos explicar, e é bom que ele comece a dar explicações ao povo brasileiro”, disse.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

