Início Mundo Congresso do Peru elege deputado de esquerda como presidente

Congresso do Peru elege deputado de esquerda como presidente

A crise política no Peru ganhou um novo capítulo nesta semana com a escolha do oitavo presidente do país em cerca de uma década. O Congresso escolheu o parlamentar José María Balcázar, do partido de esquerda Peru Livre, com o qual Pedro Castillo venceu as eleições presidenciais há cinco anos, como novo governante temporário.

Balcázar, um advogado de 83 anos que chegou a ser juiz da Suprema Corte do Peru, causou surpresa ao ser o mais votado na sessão extraordinária do Congresso para substituir José Jerí, destituído após liderar o país no lugar de Dina Boluarte por pouco mais de quatro meses.

Com 64 votos contra 46, o legislador venceu a direitista María del Carmen Alva, que no início do dia aparecia como a grande favorita para assumir temporariamente a presidência com a missão de conduzir o governo até 28 de julho, quando assumirá o comando o vencedor ou vencedora das eleições presidenciais gerais, previstas para 12 de abril.

No entanto, em um complexo jogo de interesses políticos e cálculos eleitorais visando o pleito que ocorrerá em poucas semanas, Balcázar saiu triunfante com o respaldo de um conjunto de partidos de direita que inicialmente previam votar em Alva, mas mudaram de ideia na última hora.

Assim, o Legislativo peruano, que destituiu Jerí devido às investigações abertas contra ele por tráfico de influência, acabou colocando como presidente interino uma figura igualmente marcada por escândalos em sua carreira pública, embora ele as rejeite e as classifique como “lendas”.

Como juiz do Supremo, Balcázar foi sancionado por prevaricação ao alterar uma sentença que já era definitiva, enquanto a ordem dos advogados da qual fazia parte o expulsou por supostamente ter se apropriado de fundos quando foi seu decano.

Como congressista, destacou-se por ter dirigido a comissão na qual foram nomeados novos juízes do Tribunal Constitucional, mas o fato pelo qual é mais lembrado é sua postura contrária à proibição do casamento infantil no Peru, sob o argumento de que “enquanto não houver violência, as relações sexuais precoces ajudam o futuro psicológico da mulher”.

Nos dias anteriores à votação, Balcázar chegou a sugerir em declarações a jornalistas a possibilidade de conceder indulto ao ex-presidente Castillo, que cumpre uma pena de 15 anos de prisão pela tentativa fracassada de golpe de Estado que protagonizou em 2022 para evitar, justamente, ser destituído pelo Congresso.

Em seu primeiro discurso como chefe de Estado, Balcázar prometeu aos seus compatriotas “uma transição democrática eleitoral pacífica” e pediu “que não haja nenhum tipo de dúvida sobre as eleições” gerais que serão realizadas em abril.

Também disse que manterá a atual política econômica, porque “não se pode levar” o país “a ensaios econômicos”, e que buscará fortalecer a segurança pública, que é a principal exigência da população.

No decorrer desta semana, Balcázar deverá nomear o Conselho de Ministros que o acompanhará neste novo período, após o cisma provocado por sua designação nos partidos de direita, como o fujimorismo e o conservador Renovação Popular, que se acusam mutuamente de terem entregado o governo à esquerda.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile