O Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informaram neste sábado por meio de nota, que estão em “constante contato” com as operadoras de telefonia móvel no Estado do Paraná para acompanhar o restabelecimento dos serviços nas cidades atingidas pelas tempestades.
“Determinei a mobilização de uma força-tarefa para restabelecer o mais rápido possível a comunicação na região. Isso é essencial para o trabalho das equipes de resgate e para o contato das vítimas com seus familiares”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Segundo a nota do ministério, as empresas TIM, Vivo e Claro disseram que equipes estão nos locais afetados “atuando para normalizar o sinal e garantir o retorno integral dos serviços de telefonia móvel e internet”.
Confira a situação mais recente em Rio Bonito do Iguaçu:
TIM: A operadora possui dois sites na cidade. Um deles, localizado em área urbana, já foi consertado e está em funcionamento. O outro está em manutenção, com previsão de reparo até o fim deste sábado (8). Um site rural, a cerca de 5 km da cidade, foi redirecionado para atender parcialmente o município durante o período de instabilidade.
VIVO: A empresa possui um site no centro da cidade e outro mais afastado, que já foi religado com o uso de gerador. O site central ainda está fora de operação, e equipes técnicas estão em deslocamento para o local. Caso seja necessário o uso de gerador, o restabelecimento ocorrerá nas próximas horas deste sábado (8). Em outras localidades próximas a Rio Bonito do Iguaçu, o serviço já foi normalizado.
Claro: A operadora não possui torre própria de telefonia móvel na cidade e utiliza rede compartilhada (ran sharing) com a Vivo, exclusivamente na tecnologia 3G. A empresa relatou maior impacto em municípios das regiões de Cascavel e Londrina, onde 39 sites foram afetados, 25 por falha de energia e 14 por rompimento de fibra óptica. Equipes técnicas estão atuando de forma prioritária para restabelecer os serviços, conforme a liberação dos locais atingidos.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
