A líder opositora venezuelana María Corina Machado deve chegar na Noruega nas próximas horas desta quarta-feira (10), depois que sua filha recebeu o Nobel da Paz em seu lugar devido a um atraso em sua viagem por motivos de segurança.
O jornal The Wall Street journal (WSJ) deu detalhes de sua trajetória desde a saída da Venezuela no dia anterior. Autoridades dos Estados Unidos disseram à reportagem que Corina deixou seu país secretamente na terça-feira de barco e viajou para a nação insular caribenha de Curaçao.
Segundo sua filha, Ana Corina Sosa, a intenção da líder opositora é regressar “muito em breve” à Venezuela, visto que corre o risco de ser forçada ao exílio. Ela passou a maior parte do ano passado sem ter seu paradeiro conhecido na Venezuela para evitar a prisão pelo regime de Nicolás Maduro.
Em um telefonema com o presidente do Comitê Nobel, Jørgen Watne Frydnes, publicado no site do Prêmio da Paz nesta quarta-feira (10), Machado disse que muitas pessoas arriscaram suas vidas para que ela viajasse até Oslo.
“Sou muito grata a eles. E esta é uma medida do que esse reconhecimento significa para o povo venezuelano”, disse ela, antes de entrar em um avião para a capital norueguesa. “Nós nos sentimos muito emocionados e muito honrados, e é por isso que estou muito triste e arrependido de dizer que não poderei chegar a tempo para a cerimônia, mas estarei em Oslo e estou a caminho de Oslo agora”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

