Após entregar sua carta de desfiliação do PDT ao presidente da sigla Carlos Lupi, encerrando uma jornada de uma década na agremiação trabalhista, Ciro Gomes voltou a integrar o PSDB. A informação foi confirmada por Ozires Pontes, presidente do partido no Ceará, na noite de sexta-feira (17).
O dirigente também anunciou que Ciro deve concorrer ao governo do estado em 2026, afastando de vez a especulação de que ele voltaria a se candidatar à presidência. Segundo Pontes, o ex-senador Tasso Jereissati foi o principal responsável por articular o retorno do político ao ninho tucano.
Ciro fez parte do PSDB na década de 1990, sendo eleito governador de seu estado pelo partido. À época, os tucanos ainda não tinham conquistado o governo de nenhum estado, então a eleição de Ciro no Ceará virou um marco dentro do partido. Após discordar dos rumos da presidência de Fernando Henrique Cardoso, o cearense deixou a sigla.
O PSDB vai celebrar o retorno de seu quadro na próxima quarta-feira (22), com um evento no Hotel Mareiro, em Fortaleza, a partir das 9h30. Se confirmada sua intenção de concorrer mais uma vez ao governo do estado, Ciro baterá de frente com seu antigo partido, uma vez que sua principal divergência com o PDT estadual tinha a ver com a aproximação da sigla com o governo em turno, exercido por Elmano de Freitas, do PT.
-
Ciro Gomes sai do PDT depois de 10 anos
-
Ex-presidente da Câmara diz que candidato apoiador de pautas de Bolsonaro “não será presidente”
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431