O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta quinta (16) que os candidatos à presidência da República em 2026 que apoiarem pautas “raiz” defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vão se eleger. A crítica ocorreu durante um evento com líderes partidários do MDB, PSD, PSDB e Podemos, em São Paulo.
Maia diz que a centro-direita e a direita que apoiaram as pautas de Bolsonaro acabaram se desgastando, principalmente após o tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso, porquê, o apoio à sanção bateu de frente com a campanha de defesa da soberania nacional e pautas populares levantadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Quem colar no bolsonarismo raiz não será presidente do Brasil, como não foi em 2022”, disparou no evento.
-
Convenção do MDB decidirá se segue com Lula ou apoiará Tarcísio; ala quer candidato próprio
Isso acabou afetando diretamente, na visão de Rodrigo Maia, uma eventual candidatura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, à presidência da República no ano que vem. Para o ex-parlamentar, o aliado de Bolsonaro acabou “contaminado” e perdeu força.
“Tarcísio, favorito, contaminado pela agenda maluca do bolsonarismo anti-Brasil, por um grupo que era nacionalista – uma incoerência em tudo o que está se fazendo em relação ao que se falou no passado – transforma o candidato de centro-direita no candidato a perder a eleição”, seguiu Maia na crítica.
No mesmo evento, o ex-presidente da Câmara afirmou que as pesquisas mais recentes apontam um cenário mais favorável a Lula após a adesão a uma “pauta populista”, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o fim da jornada de trabalho 6×1, entre outras.
“Lula é muito competente, tem muita experiência, se aproveitou desse movimento todo”, pontuou.
Apesar de citar uma espécie de contaminação de Tarcísio, Rodrigo Maia foi contrariado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que disse que o governador de São Paulo é a “cereja do bolo da renovação política”, pontuando que o partido deve apoiá-lo em uma eventual candidatura à presidência mesmo tendo o governador paranaense Ratinho Jr. (PSD-PR) na mira como um nome para a disputa.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431