O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), partiu neste domingo (5) para o ataque ao senador Ciro Nogueira (PP-PI). O motivo são as opiniões do senador, que também é presidente nacional do PP, sobre o cenário eleitoral de 2026. Ele classificou a conduta de Nogueira como “vergonhosa” e o chamou de “quase ex-senador”.
Pré-candidato à Presidência da República, Caiado se irritou com uma entrevista do senador ao jornal O Globo, na qual ele diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já teria decidido entre os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), para seus apadrinhados para o pleito.
“A ansiedade de Ciro Nogueira em se colocar como candidato a vice-presidente do governador Tarcísio é vergonhosa, e algo tão gritante que ele já se coloca como porta-voz do presidente Bolsonaro, o que ele não é”, disse Caiado em suas redes sociais.
Apesar de não declarar publicamente, Nogueira articula nos bastidores uma candidatura a vice-presidente do campo da direita. Entre os fatores, está a dificuldade que o senador vive em seu próprio Estado, governado pelo PT e onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem grande popularidade.
“Lembro ao Ciro que tenho 88% de aprovação em Goiás nos últimos três anos, a maior entre todos os governadores. As mesmas pesquisas mostram que Ciro Nogueira não tem forças sequer para se reeleger senador no seu estado, o nosso querido Piauí”, continuou Caiado.
Na entrevista, Nogueira diz que Bolsonaro “já decidiu” quem irá apoiar em 2026 e que a escolha deve ser anunciada em janeiro. “Se fosse hoje, vejo dois candidatos viáveis: Tarcísio e Ratinho Júnior. Eles têm metade da rejeição do Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento, o que é potencial de crescimento”, disse.
Caiado, cujo partido formou recentemente uma federação com o PP, disse que sua eventual candidatura não depende do aval do senador piauiense.
“De pronto, Ciro já veta pelo menos três pré-candidaturas: as de Romeu Zema (Novo), Eduardo Bolsonaro (PL) e a minha, prestando um enorme desserviço à direita. Não falo por Zema ou Eduardo, mas quanto à minha pré-candidatura, devo dizer que não dependo de aval de Ciro Nogueira”, completou o governador.
Poucos minutos depois, também pelas redes sociais, Nogueira ironizou a longa da postagem do governador. “Deve estar com o tempo livre. Eu não. Sobretudo para polêmicas vazias. Nosso adversário é Lula. Caiado, pode falar qualquer coisa: você está certo. Satisfeito?”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431