Os principais índices de ações de Nova York tiveram firme alta nesta sexta-feira (6), recuperando parte das perdas recentes, e com o Dow Jones ultrapassando a marca de 50 mil pontos pela primeira vez na história, durante a sessão. Ontem, as bolsas fecharam no negativo, com peso do movimento de aversão a risco, após dados mais fracos de emprego nos Estados Unidos e em meio a um certo mau humor dos investidores com a tese de inteligência artificial.
No fechamento, o Dow Jones subiu 2,47%, aos 50.115,67 pontos, o S&P 500 avançou 1,97%, aos 6.932,27 pontos, e o Nasdaq teve alta de 2,18%, aos 23.031,213 pontos. No acumulado da semana, os índices tiveram alta de 2,50% e quedas de 0,10% e 1,84%, respectivamente.
Entre os setores, comunicação (-1,51%) liderou as perdas durante o dia, seguido por consumo discricionário (-0,66%), com peso das ações da Amazon, que caíram 5,58%, após a empresa anunciar planos de gastar US$ 200 bilhões neste ano para ampliar sua capacidade em inteligência artificial.
Por outro lado, os setores de tecnologia (+4,1%), indústria (+1,84%) e energia (+1,89%) tiveram os maiores ganhos do dia, com destaque para as fabricantes de chips e semicondutores. As ações da Nvidia avançaram 7,78%, as da Advanced Micro Devices (AMD) subiram 8,28% e as da Broadcom tiveram ganho de 7,08%
A estrategista-chefe global da Principal Asset Management, Seema Shah, observa que o sentimento em relação ao setor de tecnologia vem se tornando cada vez mais cético, especialmente na última semana, o que, na sua visão, reforça o argumento a favor da diversificação no atual ambiente de incerteza. “O avanço da IA intensificou os temores de que modelos tradicionais de negócios de software possam ser substituídos, com efeitos colaterais se espalhando para semicondutores e outros segmentos de serviços”, explica, sobre o movimento recente.
“Mas antes da liquidação desta semana, o desempenho pós-resultados das grandes empresas de tecnologia já revelava um tema mais amplo: companhias com planos de aumento de gastos são penalizadas, a menos que consigam demonstrar que esses investimentos irão gerar retornos positivos”, acrescenta Shah. Ela destaca que o setor industrial tende a se beneficiar do movimento de diversificação, à medida que fornece componentes críticos para a expansão da infraestrutura.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

