O pessimismo no setor de tecnologia contagiou o desempenho das principais bolsas da Europa, que encerraram esta sexta-feira (21) em direções opostas, com uma recuperação ao final da sessão em algumas delas. O mercado ainda analisa a proposta de paz dos Estados Unidos para o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, enquanto dados de atividade na zona do euro mostram um cenário contrastante, com o setor industrial pressionado e o de serviços mostrando expansão, ainda que em ritmo mais lento.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em queda de 0,36%, aos 561,91 pontos. O setor de tecnologia foi um dos mais prejudicados, com perdas de 2,60%. As ações da ASML cederam 6,38%, enquanto a da SAP caiu 0,94%.
O FTSE 100 de Londres encerrou em alta de 0,13%, aos 9.539,71 pontos; e o DAX de Frankfurt caiu 0,80%, aos 23.091,87 pontos. O CAC40 de Paris oscilou 0,02%, aos 7.982,65 pontos.
Chris Beauchamp, do IG, avaliou que a rapidez com que os investidores reverteram as posições em ações de tecnologia indica que a exposição havia se tornado excessiva, deixando os mercados vulneráveis a qualquer mudança no sentimento. “O que começou como uma realização de lucros, rapidamente se transformou em algo mais preocupante. A questão agora é se isso representa uma correção saudável ou algo mais preocupante”, destacou.
Na zona do euro, os dados do índice de gerentes de compras (PMI) de novembro da S&P Global mostram um setor de serviços saudável, ao atingir o maior nível em 18 meses, enquanto o setor industrial indicou contração. Essa tendência também foi vista na França e na Alemanha, enquanto o Reino Unido foi em direção oposta e mostrou melhora na área manufatureira e piora em serviços.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
