A Boeing entregou na quarta-feira (24) o primeiro de dois cargueiros 777 encomendados pela Suparna Airlines, da China, disse a fabricante de aviões americana nesta quinta-feira (25) por meio de sua conta oficial no WeChat.
A entrega marca o primeiro cargueiro recém-fabricado entregue a uma companhia aérea chinesa desde o início da guerra tarifária entre Estados Unidos e China.
Quase 60 cargueiros Boeing 777 já estão voando em seis companhias aéreas chinesas, diz a fabricante.
Pequim bloqueou as entregas de jatos da Boeing em retaliação às tarifas que os Estados Unidos impuseram à China no início deste ano. Essa restrição foi posteriormente aliviada depois que Washington e Pequim fecharam uma trégua tarifária temporária.
Na terça-feira, um grupo de legisladores americanos em uma rara visita a Pequim disse que havia mencionado um acordo com os principais líderes chineses que veria a China se comprometer a comprar mais jatos da Boeing.
A Boeing está em negociações para vender até 500 jatos para a China, informou a Bloomberg no mês passado. Isso representaria um grande avanço para a empresa no segundo maior mercado de aviação do mundo, onde os pedidos estagnaram em meio às tensões comerciais.
Questionado sobre novas compras de jatos da Boeing na quinta-feira, o porta-voz do Ministério do Comércio da China, He Yadong, disse a repórteres em Pequim que as “medidas restritivas unilaterais dos EUA” continuam sendo a maior barreira para a cooperação comercial normal.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431