O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, chamou um importante negociador comercial chinês, Li Chenggang, de “muito desrespeitoso” na quarta-feira.
Li é o representante de comércio internacional do Ministério do Comércio da China. Ele já participou de conversas ministeriais com os Estados Unidos, às vezes falando em entrevistas coletivas chinesas após as reuniões.
“Ambos os lados o abordaram com grande respeito, e este indivíduo não o fez”, disse Bessent a repórteres na quarta-feira, referindo-se a Li pelo nome.
Bessent disse que, durante as discussões realizadas em Washington em agosto, Li alertou que, se os Estados Unidos impusessem taxas de entrada em portos para navios chineses, “a China desencadearia o caos no sistema global”.
Mais cedo naquele dia, em um evento da CNBC, Bessent disse que Li havia ameaçado os Estados Unidos e descreveu o negociador chinês como “um pouco desequilibrado”.
A rara repreensão pública de Bessent a uma autoridade comercial de outro país ocorreu enquanto o chefe do Tesouro criticava os controles de exportação da China, dizendo que eles ameaçam abrir uma brecha na economia global.
“Se a China quiser ser um parceiro não confiável para o mundo, então o mundo terá que se desvincular”, disse ele.
Li é um negociador comercial veterano que há muito tempo representa a China em discussões multilaterais na Organização Mundial do Comércio (OMC) e em outros lugares. Ele é visto dentro do governo chinês como uma das autoridades mais versadas em regras comerciais.
Com vasto conhecimento técnico, Li é conhecido por um estilo de negociação intransigente.
No passado, a China lançou a “diplomacia do lobo guerreiro”, adotando posições mais duras do que o necessário em relação a outros países quando isso atende às necessidades de Pequim.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431