Autoridades dos Estados Unidos disseram, neste sábado (24), que as discussões foram construtivas, embora nenhum acordo de paz tenha sido finalizado durante o primeiro encontro trilateral entre os EUA, a Ucrânia e a Rússia desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, há quase quatro anos.
As partes concordaram em se reunir novamente no próximo domingo para dar continuidade às negociações, acrescentaram as autoridades, que falaram sob condição de anonimato.
A primeira rodada de conversas ocorreu ao longo de dois dias, sexta-feira e sábado, em Abu Dhabi, onde a delegação dos EUA foi liderada pelos enviados Steve Witkoff e Jared Kushner, que também é genro de Trump. Ambos os enviados se reuniram separadamente com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e com o presidente russo Vladimir Putin nos últimos dias.
Autoridades dos EUA disseram que as discussões sobre protocolos de segurança — uma prioridade máxima para os ucranianos, que expressaram preocupação com a possibilidade de Putin lançar outra invasão — estão bastante avançadas e que um arcabouço já foi analisado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e por outros países europeus.
Zelenskiy, que também classificou as conversas trilaterais como “construtivas”, afirmou que as questões mais espinhosas são o controle do território no leste da Ucrânia e o destino da usina nuclear de Zaporizhzhia, tomada pelas forças russas nos primeiros dias da guerra, que já dura quatro anos.
Autoridades dos EUA afirmaram que ainda não há um arcabouço final acordado sobre o destino da usina, mas disseram que o compartilhamento da energia produzida pela planta será uma parte crítica de qualquer acordo que venha a ser alcançado. As autoridades não forneceram detalhes sobre as negociações relativas aos territórios.
Após as conversas de sexta-feira em Abu Dhabi, a Rússia lançou durante a madrugada mais de 370 drones e 21 mísseis contra a Ucrânia, atingindo Kiev e arredores, além de outras partes do país. Somente em Kiev, o ataque deixou cerca de 800 mil pessoas sem eletricidade. Metade dos edifícios residenciais de grande porte da cidade, que tem mais de 3 milhões de habitantes, ficou sem aquecimento, segundo autoridades ucranianas. As temperaturas devem chegar a -12°C durante a noite.
Trump afirmou no início desta semana que teve uma reunião “boa” com Zelenskiy em Davos, onde participou do encontro anual do Fórum Econômico Mundial, e expressou esperança de que a guerra iniciada pela Rússia há quatro anos esteja chegando ao fim.
A mais recente onda de esforços diplomáticos para tentar encerrar a guerra na Ucrânia tem sido, nos últimos dias, ofuscada pela iniciativa de Trump de adquirir a Groenlândia. Trump segue sustentando que os EUA precisam adquirir a Groenlândia por razões de segurança nacional e afirmou que um “arcabouço de um futuro acordo” foi alcançado após discussões em Davos sobre a ilha.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

