Pelo menos duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas nesta sexta-feira (26) em um ataque que a polícia israelense classificou como terrorismo, após um palestino da Cisjordânia atropelar um homem na cidade de Beit She’an, no norte de Israel, e em seguida esfaquear fatalmente uma jovem de 18 anos a alguns quilômetros de distância.
“A investigação preliminar indica que este foi um ataque terrorista que começou na cidade de Beit She’an, onde um pedestre foi atropelado. Posteriormente, uma jovem foi esfaqueada perto da Rodovia 71”, diz um comunicado da polícia, acrescentando que o suspeito do ataque foi baleado pouco depois em Afula por um pedestre e levado ao hospital em estado moderado.
Pouco antes das 0h30 em Beit She’an, equipes de emergência israelenses do Magen David Adom (MDA) prestaram atendimento médico e tentaram, sem sucesso, reanimar um homem de 68 anos que havia sido atropelado. A vítima foi declarada morta no local.
Em uma rua próxima, outro paramédico encontrou um adolescente sentado dentro de um veículo, consciente e com ferimentos leves. Segundo testemunhas, ele também havia sido atropelado por um veículo que fugiu do local. O adolescente foi levado de ambulância para o hospital, informou o mesmo serviço de emergência.
A poucos quilômetros de distância, no cruzamento da Rodovia 71, perto do Kibutz Ein Harod, uma jovem de 18 anos foi declarada morta após sofrer ferimentos penetrantes compatíveis com uma facada, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores e a investigação preliminar da polícia.
Às 12h45, o Ministério das Relações Exteriores foi informado sobre outra pessoa ferida na entrada de Afula, que foi levada para o hospital em condição estável. Segundo a polícia, o suposto agressor — originário de Qabatiya, na Cisjordânia — foi baleado por um civil que passava pelo local e permanece hospitalizado.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enviou suas condolências nesta sexta-feira às famílias dos dois israelenses mortos no norte do país durante o ataque terrorista.
“Minha esposa Sara e eu enviamos nossas mais profundas condolências às famílias daqueles que morreram no ataque conjunto no norte de Israel, o falecido Aviv Maor, de 17 anos, e o falecido Shimshon Mordechai, de 68 anos”, disse um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.
Em um comunicado inicial, os serviços de emergência israelenses haviam identificado a primeira vítima como uma jovem de 18 anos, e não de 17.
“Desejamos uma rápida recuperação aos feridos e apoiamos o cidadão heróico que neutralizou o terrorista”, acrescentou Netanyahu no comunicado.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
