Início Economia Ataque dos EUA não significa desarticulação de regime venezuelano, diz estrategista político...

Ataque dos EUA não significa desarticulação de regime venezuelano, diz estrategista político | Mundo

  • Rússia condena ‘ato de agressão armada’ dos EUA; Cuba denuncia ‘terrorismo de Estado’

“Existe uma estrutura de organização política, milita e civil, que não depende exclusivamente do presidente”, explicou Chamorro ao Valor, lembrando que a estruturação desse sistema, chamado de União Cívico Militar, começou depois da morte do ex-presidente Hugo Chávez, em 2013.

O objetivo desse sistema é, além de unir os poderes político, civil e militar, permitir que o país seja governado em caso de ausência do presidente.

A vice-presidente, Delcy Rodriguez, escolhida por Maduro para o cargo, assume a presidência e, em condições normais, convocaria eleições, o que pode mudar, segundo Chamorro, uma vez que a saída de Maduro foi causada por uma intervenção externa.

Além da vice-presidente, o país tem o irmão ela, Jorge Rodriguez, como presidente do Congresso. Chamorro ressalta que Jorge é o “grande estrategista” do regime.

Também participam desse núcleo o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, que comanda as Forças Armadas; e o ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, que atua como “alicerce político do país”, segundo Chamorro.

Cabello comanda a polícia, que na Venezuela é nacional, e as forças de inteligência. “Ele tem um comando muito forte e é o principal porta-voz, da Revolução Bolivariana”, explica Chamorro. “Há uma estrutura política em torno [do presidente] que agora está, sem dúvida alguma, comandando o país. Não há vácuo de pode na Venezuela”.

Chamorro acrescenta que uma das principais questões agora no país será a pouca diversificação econômica, que afeta inclusive a produção de alimentos. A economia do país depende da exportação de petróleo. “Os Estados Unidos ostensivamente fecharam a fronteira marítima ao tomar dos petroleiros. É uma mensagem para aqueles países ou para aquelas empresas, que eles terão seus petroleiros seus ativos detidos pelo governo dos Estados Unidos [caso tentem comprar petróleo venezuelano]”, disse.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile