A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fará uma auditoria presencial no navio-sonda contratado pela Petrobras para a primeira perfuração da Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. A fiscalização da agência acontece quase um mês depois que a Petrobras registrou um vazamento de fluido de perfuração, em 4 de janeiro.
Confira os resultados e indicadores da Petrobras e das demais companhias de capital aberto no portal Valor Empresas 360
Segundo a ANP, a auditoria presencial acontecerá de 2 a 7 de fevereiro e irá focar no sistema de gerenciamento de segurança operacional da empresa. Além de já estar acompanhando as ações da Petrobras na investigação das causas, a reguladora também coletará informações “in loco” sobre o acidente, disse a ANP em nota.
Na semana seguinte, de 9 a 13 de fevereiro, a ANP fará uma auditoria remota. A perfuração só pode ser retomada depois de autorizada pela agência.
Na ocasião do acidente no bloco FZA-M-59, a Petrobras informou que o fluido de perfuração, produto usado para facilitar a entrada da broca na rocha onde ficam os reservatórios, é biodegradável. A formulação permite que o fluido seja lançado ao mar e aderido ao cascalho de perfuração, disse à época, acrescentando que “o fluido se deposita no fundo do mar até se biodegradar. Não há afloramento na superfície do mar”.
Procurado pelo Valor, o Ibama informou que a estatal tem 30 dias, a partir do término das ações de resposta, para apresentar o relatório detalhado da análise crítica do acidente.
“A expectativa é que o empreendedor conclua a apuração das causas do incidente até semana que vem. Em seguida, deverão apresentar um relatório a respeito para o Ibama”, disse o órgão ambiental em nota.
Procurada, a Petrobras disse que cumpre integralmente os requisitos regulatórios vigentes e todas as suas instalações passam por auditorias periódicas. “As auditorias da ANP em questão fazem parte da rotina operacional das instalações da companhia”, afirmou a companhia em nota.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

