InícioEconomiaApós Lula confirmar presença em evento do MST, grupo muda data de...

Após Lula confirmar presença em evento do MST, grupo muda data de ato em solidariedade à Venezuela | Política

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmar presença, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiu alterar a programação do seu 14º Encontro Nacional e mudar a data de um ato de solidariedade à Venezuela, que integra o calendário de atividades de 42 anos do grupo. Os eventos do MST estão ocorrendo desde o início da semana e devem durar até sexta-feira (23), em Salvador, na Bahia.

Inicialmente, o ato de solidariedade ao governo venezuelano aconteceria na sexta-feira (23) à tarde, no Pelourinho, local no centro de Salvador que é um dos mais famosos atrativos turísticos do país. Lula, no entanto, escolheu justamente esta data para marcar presença nas festividades.

Depois da confirmação da ida de Lula, o MST optou por fazer um ajuste na programação. Com isso, a solidariedade à Venezuela passou para a quinta-feira (22).

O movimento rechaça que as mudanças tenham sido motivadas por qualquer tipo de pedido do Palácio do Planalto ou do entorno do presidente. Segundo o MST, as alterações foram necessárias porque os dois atos — presença de Lula e apoio à Venezuela — têm finalidades distintas e exigem espaços físicos diferentes.

Segundo interlocutores, a denúncia contra o ataque dos EUA na Venezuela prescinde de um espaço público, para que a mensagem seja difundida entre a sociedade civil. Já o encontro do MST com Lula deve acontecer em um local mais restrito aos integrantes do grupo, pois se trata de um diálogo entre o movimento e um representante do governo federal.

“Jornada internacionalista”

Por fim, o ato em solidariedade à Venezuela integra o que está sendo chamado pelo movimento de “jornada internacionalista“, e irá contar com mais de 60 representantes de organizações internacionais de 22 países diferentes, além de representantes da embaixada do país vizinho.

Lula deverá viajar à capital baiana acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA). A presença do auxiliar não é à toa. Além de ser ex-governador da Bahia, Costa deve ser escalado por Lula para disputar uma vaga ao Senado, nas eleições de outubro, representando justamente o Estado baiano, que é seu berço político.

Como mostrou o Valor recentemente, o governo petista também tem evitado elevar a temperatura política no país vizinho. Inicialmente, o Executivo havia decidido endurecer nas críticas contra a intervenção americana, o que fez com que alguns auxiliares do governo classificassem a operação de Donald Trump como um “sequestro”.

Nos últimos dias, entretanto, assessores do presidente brasileiro modularam o discurso e passaram a admitir, em condição de anonimato, que o Brasil estaria, agora, mais interessado na “estabilidade política” da nação vizinha. A avaliação tem como pano de fundo o temor de que uma convulsão social na América do Sul influenciasse também o clima nos outros países, incluindo o próprio cenário brasileiro.

Além disso, no Planalto, há uma visão de que a saída de Nicolás Maduro do cargo de presidente da Venezuela não provocou uma resposta popular como se imaginava anteriormente. Pelo contrário, o Itamaraty vem recebendo relatos de normalização da situação política. Diante disso, a ordem no Executivo é auxiliar o governo da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, no que for necessário ― num alinhamento improvável com a Casa Branca.

O Encontro Nacional do MST ocorre após 15 anos de sua última edição e coincide com o aniversário de 42 anos do movimento, celebrado no próximo dia 22 de janeiro. “O encontro é fruto de décadas de avaliações sobre as ações engajadas do movimento, suas conquistas e desafios”, explica a organização. Entre os compromissos estratégicos que serão debatidos no evento estão: a luta pela terra, a construção da reforma agrária popular e, por fim, a luta socialista.

— Foto: Tarcísio Nascimento/Divulgação/MST

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Quais as opções de Trump para adquirir a Groenlândia?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possui forte interesse em incorporar a Groenlândia...

Gleisi Hoffmann anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Paraná

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), anunciou nesta quarta-feira (21) sua pré-candidatura...

Equador impõe tarifa de 30% à Colômbia

O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou nesta quarta-feira (21) que seu governo imporá...

Advogado crítico de delação premiada deixa defesa de Vorcaro

O advogado Walfrido Warde deixou nesta quarta-feira (21) a equipe de defesa de Daniel...

MAIS NOTÍCAS

Quais as opções de Trump para adquirir a Groenlândia?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possui forte interesse em incorporar a Groenlândia...

Gleisi Hoffmann anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Paraná

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), anunciou nesta quarta-feira (21) sua pré-candidatura...

Equador impõe tarifa de 30% à Colômbia

O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou nesta quarta-feira (21) que seu governo imporá...