Dois suspeitos de pertencerem ao grupo extremista Estado Islâmico (ISIS) foram presos na Alemanha esta semana, anunciou nesta quarta-feira (3) o Ministério Público Federal Alemão (GBA).
Os dois homens, cidadãos iraquianos identificados como Muthana S. e Kais S.J., são suspeitos de pertencerem a uma organização terrorista estrangeira, afirmou o GBA.
Segundo o Ministério Público, os dois atuaram ativamente no ISIS no Iraque por vários meses em 2016 e 2017.
O primeiro teria atuado como miliciano e o segundo como membro de um comitê encarregado de monitorar o cumprimento do que o grupo extremista considera a lei islâmica.
Eles foram presos na terça-feira nas cidades de Trier e Delbrück, no oeste da Alemanha. No mesmo dia, a polícia realizou buscas em propriedades ligadas a eles e a outros três suspeitos nessas duas cidades, bem como em Colônia (oeste), Chemnitz e Wittmund (leste).
O juiz de instrução do Tribunal Federal de Justiça ordenou a prisão preventiva dos dois indivíduos na terça-feira.
Nesta quarta-feira, o Ministério Público Federal também apresentou formalmente acusações contra um suspeito de pertencer ao Estado Islâmico, preso em maio passado, que teria esfaqueado várias pessoas em frente a um estabelecimento comercial em Bielefeld, no oeste da Alemanha.
O homem, que a promotoria acredita ter lutado com o Estado Islâmico na Síria até 2016, viajou para a Alemanha em 2023, mas supostamente manteve vínculos com a organização extremista.
Quatro pessoas ficaram gravemente feridas no ataque, que o GBA afirma ter sido realizado com o objetivo de matar o maior número possível de pessoas escolhidas aleatoriamente, como parte de uma “guerra santa” global.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

