O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, afirmou, nesta sexta-feira (26), que ainda não dá data marcada para a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump. Ele acredita que essa definição deve ocorrer nos próximos dias.
“Não, ainda não [tem data marcada]. Mas eu acho que é questão de dias, mas ainda não está marcado. Mas estamos otimistas”, afirmou Alckmin, em entrevista ao programa de José Luiz Datena, na Rede TV.
Alckmin reconheceu que havia certa preocupação das diplomacias em relação ao encontro de Lula e Trump durante a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), mas disse que o resultado acabou sendo positivo.
“O que aconteceu foi o contrário, foi criada uma ‘química’ entre eles”, disse o vice-presidente. “Foi dado primeiro passo entre os dois presidentes [para rediscutir tarifaço]”, completou.
Ele afirmou que o governo brasileiro trabalhará reduzir a alíquota do tarifaço, e também para incluir mais produtos na lista de exceção.
Além da questão tarifária, Alckmin disse que há assuntos não-tarifários que podem ser discutidos com os Estados Unidos, como investimentos em minerais estratégicos e data centers.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431