Início Mundo África do Sul passará presidência do G20 para cadeira vazia

África do Sul passará presidência do G20 para cadeira vazia

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse nesta sexta-feira (14) que passará a presidência do G20 para uma cadeira vazia para protestar contra os Estados Unidos.

Na semana passada, o mandatário americano, Donald Trump, anunciou que nenhum representante de Washington participará da cúpula das maiores economias do mundo, que será realizada em Joanesburgo entre 22 e 23 de novembro.

“Já disse antes que não quero entregar [a presidência do G20] a uma cadeira vazia, mas a cadeira vazia estará lá, [provavelmente] irei entregá-la simbolicamente a essa cadeira vazia e depois falar com o presidente Trump”, disse Ramaphosa a jornalistas em Soweto, segundo informações da agência Reuters.

Depois do evento na África do Sul, os Estados Unidos assumirão a presidência do G20 e receberão a cúpula de 2026 do grupo, em Miami.

Na semana passada, Trump anunciou que seu governo boicotará o encontro em Joanesburgo porque a África do Sul perseguiria brancos, o que é negado pelo governo Ramaphosa.

Os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do México, Claudia Sheinbaum, e o ditador da China, Xi Jinping, também não irão à cúpula, mas enviarão representantes, assim como o ditador russo, Vladimir Putin, que não irá à África do Sul devido ao mandado de prisão contra ele expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile