O governador da Califórnia, Gavin Newsom, do Partido Democrata, participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém (PA). Newsom é hoje um dos principais críticos do governo do presidente Donald Trump nos Estados Unidos e tem se projetado nacionalmente como um dos potenciais candidatos democratas à eleição presidencial de 2028.
A participação do governador ocorre após o governo Trump decidir não enviar representantes para a COP 30. Sem nomes de alto escalão do governo americano, Newsom deverá ser o mais destacado nome dos Estados Unidos no evento.
Em entrevista ao Politico, o democrata justificou sua ida ao Brasil como uma resposta ao que chamou de “abdicação completa” da Casa Branca em temas ambientais.
“O governo Trump se uniu aos sauditas e à Rússia na defesa dos hidrocarbonetos, enquanto o resto do mundo avança na direção do crescimento verde”, afirmou.
Em conversa com o jornal San Francisco Chronicle, Newsom também criticou diretamente Trump, dizendo que o presidente está “com a cabeça enfiada na areia ou nos bolsos das grandes petrolíferas”. Ele acrescentou que Trump “está vendendo a saúde das pessoas e o futuro das nossas crianças por um lucro rápido”.
Durante a viagem, o governador deve liderar uma delegação da Califórnia que passará por São Paulo antes de seguir para Belém, onde ocorrerão as negociações climáticas da ONU. No Brasil, ele participará ainda de um encontro de investidores, reuniões com empresários e conversas com autoridades locais. De acordo com seu gabinete, Newsom também deve visitar comunidades na região amazônica.
A participação de Newsom na COP 30 liderada por Lula ocorre em um momento de tensão política entre o governador democrata e o presidente Trump. Ambos têm trocado críticas públicas desde o retorno de Trump à Casa Branca. O republicano frequentemente acusa Newsom de “destruir a Califórnia” com políticas radicais e altos impostos. O governo Lula tenta neste momento diminuir as tensões com Trump para negociar as tarifas e sanções.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

