A tensão militar escala no Caribe com os Estados Unidos mirando alvos militares na Venezuela, o que levou o regime de Nicolás Maduro a buscar apoio de Rússia e China e a ameaçar “consequências” para Brasil e Colômbia. Enquanto isso, o governo Trump agita o cenário global ao anunciar novos testes nucleares e sua ausência na COP 30. Na frente regional, o Paraguai intensifica o combate a facções brasileiras, designando PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas.
Tensão aumenta no Caribe com ações dos EUA contra Venezuela
Os EUA estão mirando alvos militares na Venezuela, que seriam usados pelo narcotráfico. A informação é do jornal The Wall Street Journal. As ações americanas geraram fortes reações internacionais. A ONU classificou os ataques no Caribe como “execuções” e pediu uma interrupção imediata.
O regime de Nicolás Maduro solicitou apoio militar da Rússia e da China. Seu governo também alertou que Colômbia e Brasil sofreriam “consequências”. O presidente colombiano, Gustavo Petro, classificou as sanções do governo Trump como “chantagem”. Petro também alegou perseguição após enfrentar problemas para abastecer seu avião.
Governo Trump anuncia novas diretrizes e projetos
O governo do presidente Donald Trump anunciou que não enviará representantes à COP 30. A conferência do clima será realizada no Brasil. No cenário doméstico, uma juíza bloqueou uma norma presidencial. A regra exigia comprovante de cidadania para votar.
A administração Trump também anunciou um novo programa de testes nucleares. Em outra frente, a SpaceX, de Elon Musk, deve receber US$ 2 bilhões. O valor é para contribuir com o projeto governamental Domo Dourado.
Paraguai intensifica combate a facções brasileiras
O Paraguai poderá usar suas Forças Armadas no combate a facções criminosas. O alvo são o PCC e o Comando Vermelho. Em uma medida relacionada, o país designou os dois grupos como organizações terroristas. A ação permite um enfrentamento mais duro contra o crime organizado.
- Ministro da Defesa diz que Paraguai poderá usar Forças Armadas para combater CV e PCC
- Paraguai segue Argentina e designa PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas
Notícias de segurança e investigações nos EUA
A fundação Black Lives Matter está sendo investigada nos Estados Unidos. A apuração é sobre o suposto desvio de milhões de dólares em doações. Em outra notícia de segurança, o FBI frustrou um ataque terrorista. A agência federal deteve vários suspeitos durante o Halloween.
- EUA investigam fundação Black Lives Matter por desvio de milhões em doações
- FBI diz ter frustrado ataque terrorista e detido vários suspeitos no Halloween
Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [[email protected]].
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

