O mercado reagiu com euforia nesta segunda-feira (27) à vitória do partido do presidente da Argentina, Javier Milei, nas eleições legislativas de meio de mandato realizadas no domingo (26).
O índice S&P Merval, que reúne as ações das principais empresas listadas na Bolsa de Valores de Buenos Aires, subiu 21,78% nesta segunda-feira, recuperando assim a perda de 18% acumulada desde o início do ano até a última sexta-feira.
Entre as principais ações, as que mais subiram foram as de empresas dos setores financeiro e de energia: Grupo Supervielle (+36,6%), Metrogas (+36%), Transportadora Gas del Norte (+35,1%) e BBVA Argentina (+31%).
No mercado de títulos, os soberanos argentinos em dólares subiram 24,2%, e o índice de risco-país da Argentina despencou 39,7%, para 652 pontos-base, um nível que não era visto desde maio.
Após a vitória eleitoral dos governistas, a cotação do dólar recuou nesta segunda-feira 55 pesos no banco central argentino, fechando a 1.460 pesos para venda ao público, o que implica uma valorização do peso argentino de 3,03%.
No mercado informal de divisas, o câmbio paralelo ou “blue” caiu 60 pesos, para 1.465 pesos para venda, e os chamados dólares financeiros operaram com forte recuo, de 7%.
“As taxas de câmbio e os contratos futuros do dólar mostraram uma queda significativa no primeiro dia após as eleições, evidenciando uma alta cobertura cambial na prévia eleitoral e um aumento na demanda por pesos”, destacou Juan Manuel Franco, economista-chefe da empresa de investimentos SBS.
O apoio dado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Milei incluiu a injeção de dólares no mercado cambial argentino por parte do Tesouro americano, que em outubro comprou o equivalente a cerca de US$ 2 bilhões em pesos, de acordo com cálculos privados.
“A partir daqui e tendo em vista a oferta esperada de moeda estrangeira nas próximas rodadas, a posição que o governo tomar sobre deter ou não a queda do dólar ‘marcará o terreno’, ao mesmo tempo em que um eventual ressurgimento da demanda privada com o objetivo de capturar ganhos também influenciará”, declarou Damián Vlassich, chefe de Estratégia de Investimento da empresa IOL Inversiones.
Nas eleições legislativas de domingo, em que foram renovados metade dos assentos na Câmara dos Deputados da Argentina e um terço das cadeiras no Senado, o partido A Liberdade Avança (LLA, na sigla em espanhol), de Milei, obteve 40,65% dos votos contra 33,63% da oposição peronista, dando fôlego político ao presidente para aprovar projetos e evitar a derrubada de vetos no Congresso argentino.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
