O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o governo federal deve investir na construção de estaleiros como forma de “exercer a soberania nacional”. A afirmação foi feita hoje, mesmo dia em que o petista irá visitar o estaleiro Ecovix de Rio Grande (RS) para anunciar a construção de cinco navios gaseiros, 18 empurradores e 18 barcaças. Ao todo, o investimento é de R$ 2,8 bilhões, com potencial de geração de mais de 9 mil empregos diretos e indiretos.
“Nós vamos para o estaleiro, onde vamos anunciar a retomada a construção de navios pela Petrobras, para gerar empregos, para gerar renda. Foi com muita tristeza que eu vi que, depois do impeachment da Dilma [Rousseff], esse porto [de Rio Grande] mandou para a rua mais de 4.000 trabalhadores do estaleiro”, lembrou.
“A primeira vez que vim aqui [em Rio Grande] foi por conta de uma plataforma [de petróleo]. E o porto, que gerava muitos empregos, ficou praticamente só no vazio e no silêncio da penumbra de governos irresponsáveis, que não levaram em conta a necessidade da soberania nacional e o transporte nacional. A construção de estaleiros é uma forma de exercer a soberania nacional”, defendeu Lula, em seguida.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), todas as contratações ocorrem no âmbito do Programa Mar Aberto, que tem o objetivo de reforçar o compromisso do governo e da Petrobras com a retomada sustentável da indústria naval e offshore brasileira.
“As embarcações serão operadas pela Transpetro e construídas em estaleiros de três Estados. No Rio Grande do Sul, o Estaleiro Rio Grande será responsável pela obra dos gaseiros. No Amazonas, o estaleiro Bertolini Construção Naval da Amazônia construirá as 18 barcaças. Em Santa Catarina, o estaleiro Indústria Naval Catarinense vai construir os 18 empurradores”, diz o comunicado divulgado pelo Planalto.
Como mostrou o Valor no ano passado, a gestão petista também vem tentando convencer o governo chinês a fortalecer o investimento estatal em estaleiros no Brasil.
O assunto foi discutido na última viagem de autoridades brasileiras à China, no segundo semestre de 2025. A própria presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente da Transpetro, Sergio Bacci, participaram das conversas na capital da China. Na ocasião, Chambriad chegou a incentivar os chineses a visitarem os estaleiros brasileiros.
“Nós estamos aqui para propor a ampliação da parceria do Brasil e China no investimento em petróleo e gás. Entendemos que há oportunidades para empresas chinesas atuarem em parceria com os estaleiros brasileiros e acreditamos que o incremento da nossa cooperação trará benefícios para os nossos países. Viemos reforçar nossos laços de cooperação e propor novos negócios”, salientou Chambriard, naquela ocasião.
Por fim, Lula defendeu hoje que o porto gaúcho de Rio Grande precisa voltar a movimentar a economia local e o mercado interno brasileiro.
“Meu ministro de Portos [Silvio Costa Filho] irá anunciar investimento R$ 24 bilhões no porto de Rio Grande. Nós vamos fazer a concessão de um terreno para um terminal de uma empresa exportadora. Esse terreno era da União e nós vamos fazer essa comunicação a um empresário. E nós vamos com que o Porto de Rio Grande volte a ter importância para o mercado interno, externo, para a geração de emprego e para a grande cidade de Rio Grande”, complementou o petista.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

