InícioMundoQuem é André Ventura, líder português que chama Lula de ladrão

Quem é André Ventura, líder português que chama Lula de ladrão

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Portugal terá, depois de 40 anos, um segundo turno nas eleições presidenciais. Ao contrário do Brasil, em que o presidente chefia o executivo e indica ministros, em Portugal o cargo é quase simbólico. Mas, a despeito de ser uma função menos relevante por lá, as eleições deste domingo (18) são levadas muito a sério e tiveram uma estrela: André Ventura. Ele chegou em segundo, com 24,6% dos votos, atrás do socialista André Seguro que surpreendeu e ficou com 31%.

A importância desta eleição pode ser medida também pela participação. Quase 50% dos portugueses compareceram às urnas neste domingo (18), considerado o maior comparecimento às urnas em 20 anos. O segundo turno está marcado para o dia 8 de fevereiro.

Ventura fez uma campanha com o slogan “Salvar Portugal”. Quando integrava o parlamento português, em 2023, o então deputado manifestou solidariedade em relação a grande parcela dos brasileiros que não aceitavam a eleição de um presidente recém-saído de uma temporada atrás das grades. Diante dos colegas parlamentares, o fundador do Chega chamou Lula de “bandido”.

“Compreendemos a fúria e a angústia de milhões de brasileiros ao verem seu país governado por um bandido”, disse Ventura. Ele foi interrompido e censurado por colegas, mas o recado foi dado e o vídeo viralizou.

Não foi apenas os escândalos de corrupção que sempre marcaram a trajetória do presidente brasileiro o que Ventura criticou, mas também seu alinhamento geopolítico.

“Lula da Silva deve ser condenado por sua proximidade com a Rússia e pela incapacidade de ver o sofrimento do povo ucraniano, contrário à diplomacia que Portugal tem feito e bem, no âmbito europeu, pela sua proximidade à China, pela sua hesitação em condenar as ditaduras sul-americanas que tanta dor, pobreza e sofrimento têm causado, mas sobretudo e acima de tudo, pelo nível de corrupção que representa”, disse, antes de uma visita de Lula a Portugal.

Mais tarde, em 2023, Ventura convocou uma manifestação em que novamente chamou Lula de ladrão. E não parou mais de se referir ao presidente brasileiro assim. Lula comentou de forma genérica o episódio, dizendo que “quando as pessoas não têm coisas boas para dizer” fazem uma “cena ridícula”.

“Não gosto de estar com ladrões”

Em dezembro de 2025, ao ser questionado se receberia Lula, durante uma entrevista na TV portuguesa, declarou que “teria dificuldade” porque não gosta da companhia de “ladrões”. “Se tivesse que estar pelas empresas portuguesas, fá-lo-ia, mantendo esta lógica, de que não gosto muito de estar com ladrões”, disse.

Nascido em 15 de janeiro de 1983, Ventura iniciou sua carreira política atuando pelo Partido Social Democrata, o PSD, principal partido da coalizão de centro-direita que passou a ter a maioria dos assentos em 2024. Ventura chegou a ser eleito vereador pelo PSD, assumindo o cargo em 2017 e renunciando em 2018, ano em que saiu do PSD por se sentir “traído”. Ele fundou o Chega em 2019, para disputar as eleições legislativas europeias daquele ano. Em 2021, o político foi candidato à Presidência de Portugal, alcançando a terceira colocação e mais de 490 mil votos.

Ventura é formado em direito pela Universidade Nova de Lisboa e possui um doutorado em direito público na Universidade de Cork, da Irlanda.

Liberal na economia, conservador nos costumes

O político português se define como um “liberal na economia e conservador nos costumes”. Ele já foi comparado por diversas vezes ao ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo sido apoiado pelo próprio capitão e por seus filhos nas eleições legislativas. Bolsonaro inclusive fez um vídeo pedindo votos e apoio para Ventura e o Chega.

Ao agradecer o apoio de Bolsonaro, Ventura realizou críticas contra a esquerda portuguesa.

Ventura é forte apoiador de uma reforma constitucional em Portugal e defende a redução do número de deputados no parlamento, a castração química ou física para condenados por estupro ou violência sexual contra crianças, a prisão perpétua, o aumento da pena para condenados por corrupção, a limitação dos cargos de primeiro-ministro e ministros de governo apenas para cidadãos portugueses e o fim da ideologia de gênero.

Ventura já atuou como professor universitário em Portugal e, também, como comentarista esportivo em um canal de TV. Torcedor do Benfica, clube mais popular do pais, ficou bastante popular por posições polêmicas como de que gostaria de “acabar” com alguns rivais do time. Em sua dissertação de doutorado ele criticou o que chamou de “populismo penal”.

Controle de fronteiras

Por vezes considerado anti-imigração, Ventura apostou no discurso da segurança e é também forte defensor de um controle maior sobre a as fronteiras.

Em um discurso proferido em 2024, Ventura enfatizou a necessidade de maior controle fronteiriço em Portugal. Ele afirmou que deveriam entrar em Portugal somente aqueles que “amam” o país.

“Se você cometer um crime aqui, vai para a prisão por vários anos ou até décadas. Assim que cumprir a pena, não ficará nem mais um segundo neste país”, defendeu.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

IPTU atrasado: Veja como pagar em 2026 e quais são as penalidades nas grandes capitais | Brasil

Contribuintes que precisam quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) atrasado...

Como Trump transformou política de vistos dos EUA

Desde que retornou à Casa Branca, o presidente Donald Trump lançou uma série de...

Sony Pictures muda estratégia ao firmar acordo de exclusividade com Netflix

A Sony Pictures Entertainment fechou um acordo par... @jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro...

Em 1ª viagem da pré-candidatura, Flávio Bolsonaro vai a Israel

A primeira viagem internacional do pré-candidato à Presidência da República, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

MAIS NOTÍCAS

IPTU atrasado: Veja como pagar em 2026 e quais são as penalidades nas grandes capitais | Brasil

Contribuintes que precisam quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) atrasado...

Como Trump transformou política de vistos dos EUA

Desde que retornou à Casa Branca, o presidente Donald Trump lançou uma série de...

Sony Pictures muda estratégia ao firmar acordo de exclusividade com Netflix

A Sony Pictures Entertainment fechou um acordo par... @jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro...